30.7.18

O CAMINHO PARA O CORAÇÃO DO UNIVERSO – G. de Purucker



Há uma fome em todo coração humano que nada pode satisfazer ou aplacar – uma fome por algo mais verdadeiro do que podem conceber os seres humanos comuns, uma fome pelo real, uma fome pelo sublime. É a saudade da alma, do espírito do homem. A fonte desse anseio é a saudade trazida pela lembrança de nossa morada espiritual, de onde viemos e em direção à qual estamos agora em nossa jornada de volta.

Os homens, inconscientemente, intuitivamente, sem que a mente-cérebro esteja consciente, sentem falta do indescritível, imortal, aquilo que traz indizível paz e um amor sem fronteiras!

Há um caminho de sabedoria e iluminação que começa, para cada ser humano, em alguma de suas encarnações, e que o leva para dentro de si mesmo, para seu coração, que também é o coração do Universo.

O caminho para o coração do Universo é um só, mas ainda assim diferente para cada ser humano. Isso quer dizer que cada ser humano é em si mesmo aquele caminho, que é construído na fábrica de seu próprio ser.

Resultado de imagem para universo

Há um caminho longo, que também é largo. É o caminho no qual você permite que a corrente natural da energia flua dentro de si mesmo, sem obstáculos, e seguindo este caminho você alcança a perfeição em seu devido tempo; mas é o caminho da evolução lenta, que segue pouco a pouco, através de idades incalculáveis.

Há um outro caminho, íngreme e espinhoso, difícil de seguir, mas que os Grandes Seres da raça humana têm trilhado. É o caminho rápido, mas difícil. É o caminho da autoconquista, o caminho de abandonar o ego em favor da Totalidade, o caminho onde o homem pessoal se torna o Buddha impessoal, o Cristo impessoal; o caminho no qual o amor por si mesmo é posto de lado, e todo seu ser se torna cheio de amor por todas as coisas. É um caminho difícil de seguir, pois é o caminho da iniciação.

A Divindade está em seu coração. É sua raiz. E você pode subir pelo caminho do Eu espiritual, passando véu após véu que obscurecem o Ser, até atingir a união com essa Divindade interior.

O primeiro passo no caminho para o coração do Universo é reconhecer que tudo vem de dentro. Todas as inspirações do gênio, todos os grandes pensamentos  que fizeram e desfizeram civilizações, todas as maravilhosas mensagens dos Grandes Seres da Terra para os seres humanos – tudo vem do interior.

Resultado de imagem para buddha universal

Nesse caminho, você se dirige mais e mais para dentro, que é o mesmo que dizer mais e mais para cima, até unir-se a sua parentela – os deuses – que são os governadores do Universo, e dos quais os seres humanos são filhos.

No mais profundo de você há um deus, uma Divindade viva; e desta fonte divina flui para sua mente humana todas as coisas que tornam grandes os homens, todas as coisas que despertam o amor e a esperança, a inspiração e a aspiração, e o auto-sacrifício, que é a mais nobre de todas.

Em você mesmo estão todos os mistérios do Universo. Em seu Ser interior, você tem um caminho que leva ao coração do Universo. Se você caminhar neste estrada que leva sempre para dentro, se puder passar véu após véu do ego, cada vez mais profundo em si mesmo, penetrará cada vez mais nos assombrosos mistérios da natureza universal.

Conhecendo a si mesmo, você progride mais rapidamente que aqueles guiados pela evolução comum mediana; e quando essa marcha é acelerada ao máximo, há iniciações, que são na verdade atalhos, mas apenas para os que estão prontos para tais atalhos. O crescimento se realiza passo a passo.

Esta é a doutrina secreta do coração. A doutrina do olho é aquela que pode ser vista e é mais ou menos aberta.

Aqueles cujas faculdades e poderes estão operando conscientemente, cujas naturezas internas estão mais desenvolvidas, são os aptos, os neófitos, cujas naturezas estão se abrindo e que têm os ouvidos para ouvir e os olhos para ver o que se coloca diante deles.

Aqueles que têm a intuição de algo maior dentro de si, de algo esplêndido e grandioso, de algo que está crescendo dentro do coração e dentro da mente, como um botão de flor: esses são os que terão revelações; são os iniciados que estão se desenvolvendo em grandes videntes e sábios.

O homem é uma parte inseparável do Universo no qual vive, se move e tem seu ser. Não há separação entre suas raízes e as raízes do Universo. A mesma vida universal flui através de todas as coisas que existem. A mesma corrente de consciência  que flui  no poderoso Todo do Universo, flui também no homem, parte inseparável do Universo.

Como se deve levar a vida para avançar neste caminho? Um coração limpo, uma mente pura, um intelecto ansioso em conhecer, a busca para obter uma percepção espiritual: estes são os primeiros passos da escada de ouro. E este “viver a vida” nada tem a ver com o tolo ascetismo, torturas corporais e métodos autodestrutivos.

Para avançar espiritualmente não é necessário abandonar sua virilidade; o caminho para se fortalecer não é sendo um tolo; o caminho para obter a paz divina não é tornando-se um imbecil na Terra. O asceta está no caminho errado. Não se obtém os reinos do espírito vivendo meramente de batatas e cenouras, ou dormindo apenas uma hora por noite, ou deitando-se sobre uma cama de pregos.

Não mate sua personalidade. Ela é parte de você, a parte emocional e mental, sua mente inferior, sua parte passional, o trabalho evolucionário de muitas eras do passado. Eleve a personalidade. Purifique-a, treine-a, torne-a de acordo com sua vontade e pensamento, discipline-a, torne-a o templo de um deus vivo para que ela seja um veículo apropriado, um canal limpo para receber na consciência humana os raios da glória fluindo do deus interior.

Quando a personalidade se transfigurar, quando o eu pessoal se tornar mais ou menos capaz de manifestar o fluxo sublime do deus em seu interior, então você caminhará sobre a Terra como um deus humano, e agirá como um deus. Pois cada um é a representação sobre a Terra de seu próprio deus interior, e cada um expressa na esfera física o que sua evolução permite manifestar dessa essência divina.

Volte sua visão para dentro, não para fora. E isto não quer dizer que deva se tornar introspectivo e abandonar o mundo exterior. Não é esta a ideia. Você deve ver em ambas as direções. Mas não busque a verdade em nenhum lugar, exceto em seu interior.

É a mente-cérebro, cheia dos pensamentos do dia, cheia dos desejos de cada momento, cheia dos preconceitos e opiniões que são transitórios, que impede a visão da verdade.
Cada entidade é uma parte inseparável do infinito Todo, porque é seu filho, vida de sua vida, sangue de seu sangue, pensamento de seu pensamento.

Quando você se autoconhecer, nada o desviará mais do caminho, nada mudará o que você é no fundo do coração, pois a divindade estará lutando por você, a divindade carregará seus fardos.

Sobre os picos montanhosos do espírito, você verá o sol nascente. Entrará na luz e na liberdade. Não estará sujeito aos mandos de ninguém, não será controlado por ninguém, será um homem livre: livre no espírito, livre no intelecto, porque terá se tornado um com a natureza espiritual.

Quão maravilhosa, sagrada, sublime, inspiradora é esta verdade: que dentro de cada pessoa existe uma indizível fonte de força, sabedoria, amor, compaixão, perdão, pureza! Una-se a esta fonte de força; ela está em você, ninguém pode jamais tirá-la de você. Seu valor é maior que todos os tesouros do Universo, pois conhecendo-a, sendo ela, você é Tudo.
 

14.7.18

O ANTIGO YOGA DO SOL – David Frawley


 
E se a mais poderosa força para energizar todas as práticas de Yoga fosse tão óbvia e visível como o Sol? O fato é que é. O Sol, entendido não como meramente uma fonte de energia exterior, mas também interior, reflete a luz suprema do Yoga tanto em nossos próprios corações quanto no mundo natural ao nosso redor.
O Sol é obviamente a mais poderosa influência na natureza, responsável pela luz através da qual toda vida na Terra funciona e também por sustentar a força da gravidade através da qual a Terra gira. O Sol é o governante ou senhor cósmico de nosso sistema solar e de tudo que ocorre dentro dele. Embora possamos dar boas-vindas à luz do sol todo dia, raramente consideramos a realidade espiritual do Sol ou honramos a presença sagrada atrás dele. Tomamos a luz solar como algo natural ou apenas a valorizamos por nos dar uma saúde melhor ou como uma fonte alternativa de energia!
Entretanto, se olharmos nas culturas antigas de todo o planeta, descobrimos uma forte consciência do Sol como força espiritual, e como um grande símbolo e porta secreta para uma realidade superior. Notamos muitas tradições religiosas, espirituais, yóguicas, astrológicas e shamânicas que reverenciam o Sol de várias maneiras e que também buscam entender a sabedoria e a graça por trás de sua forma exterior, entendendo instintivamente no Sol a força suprema que está atrás de toda existência.
O Sol é a representação mais visível da divindade, a verdadeira “Face de Deus” como afirmavam os antigos Vedas. O Sol não é simplesmente um globo material luminoso, luz exterior, mas a fonte da vida, inteligência, amor e consciência: luz interior também. Em todo o mundo antigo, encontramos a adoração do Sol como parte de uma religião maior ou caminho de luz espiritual, iluminação e auto-realização.
Uma religião do Sol predominou entre os antigos egípcios, persas, hindus e os citas do Irã, além dos astecas, maias, incas e povos indígenas da América. As antigas tradições europeias pré-cristãs dos gregos, romanos, celtas, germanos e eslavos contêm um forte simbolismo solar. Existe também um forte simbolismo solar no zoroastrismo, budismo e shintoísmo, e muitas outras tradições espirituais. Tais ensinamentos espirituais ligam o ser humano ao Sol e nos torna filhos do Sol, formas de luz na Terra nascendo para cumprir a vontade solar em direção da luz ou consciência superior. Podemos dizer que a religião natural é a do Sol.
Está se tornando mais e mais claro que existe algo profundamente místico por trás da antiga adoração da luz, e que essa adoração não é apenas algo primitivo e natural. Este antigo caminho da luz nos acena tanto do futuro quanto do passado, à medida que a era ecológica que surge hoje nos requer que honremos a sagrada e divina presença na natureza, especialmente no Sol.
Os Vedas dizem que somos todos filhos do Sol nascidos na Terra para levar adiante a luz divina da verdade. Os Vedas louvam o Sol como a fonte da vida, inteligência e consciência dentro de nós, considerando que cada alma é um sol espiritual por si mesma.
Imagem relacionada 
Surya
O Sol é designado de muitas maneiras no pensamento védico, tais como Surya (aquele que gira e expande), Savitri (a vontade transformadora), Aditya (a inteligência primeira), Mitra (o amigo divino), Varuna (o senhor das águas cósmicas), Aryaman (o servidor de Dharma), Bhaga (aquele que dá bem-aventurança), Pushan (aquele que alimenta e guia), Vishnu (aquele que é onipresente), e Twashtri (o artista cósmico).
Os próprios mantras védicos são considerados como existindo nos raios do Sol. Seu número é de 432.000, que é 360 X 1200, refletindo uma matemática solar do zodíaco.
O Gayatri Mantra
O Gayatri mantra dedicado a Savitri, uma importante forma do Deus Sol, é o mais importante de todos os mantras védicos e um dos mais usados nas práticas do Yoga. O Gayatri mantra é uma importante ferramenta para trazer a energia espiritual do Sol para nossas mentes, corações e corpos.
OM Bhur Bhuváh Svahá - Tat Savitúr Varênyam - Bhargo Devasyá Dhimahí - Dhyo Yo Nah Prachodayat
Meditamos na luz suprema de Savitri (o Sol). Que ele estimule nossa inteligência.
 A Saudação ao Sol – Surya Namaskaram
Nas ásanas do Yoga, o Sol tem um simbolismo muito importante. A Saudação ao Sol é provavelmente a mais importante de todas as ásanas, pois engloba uma grande variedade de movimentos corporais, energizando todos nossos sistemas fisiológicos e todos os órgãos, espalhando a luz solar por todos os nossos membros. 
Na era ecológica agora nascente, estamos mais uma vez reconhecendo os poderes espirituais em operação por trás das forças da natureza, e destes o mais importante é o Sol. Precisamos reconhecer que não apenas o Sol externo é uma fonte de energia, mas também que o Sol interno é uma fonte de inspiração e meditação.
Resultado de imagem para surya namaskar  Surya Namaskar
As melhores maneiras de acessar este poder espiritual do Sol podem ser listadas brevemente:
·         Realize a Saudação ao Sol particularmente de manhã, de preferência louvando os diferentes nomes do Sol.

1 – Om Mitraya Namahá
2 – Om Ravaye Namahá
3 – Om Suryaya Namahá
4 – Om Bhanavê Namahá
5 – Om Khagaya Namahá
6 – Om Pushnê Namahá
7 – Om Hiranyagarbhaya Namahá
8 – Om Marichaya Namahá
9 – Om Adityaya Namahá
10 – Om Savitre Namahá
11 – Om Arkaya Namahá
12 – Om Bhaskaraya Namahá

Em cada uma das dez sequências ou âsanas deve ser repetido um mantra, na ordem dada.

·         Pratique o pranayama alternado sem retenção para honrar o Sol interior no coração.
·         Pratique japa dos mantras solares Gáyatri ou Hamsa.
·     Use a luz do sol para energizar a água e os sucos naturais que você bebe.
·         Visualize um Avatar ou seu guru como morando no Sol de seu próprio coração.
·         Pratique meditação na fonte de toda luz como sendo o Eu puro, o Sol espiritual dentro do coração.
·         Ao levantar-se e ver o sol, dirija-lhe um louvor com o mantra:
Om Sum Suryaya Namah

O TANTRA EM SUA ESSÊNCIA – Swami Sivananda


 
O Tantrismo não é mera teoria ou filosofia. Ele prescreve um sádhana sistemático de Yoga, disciplina regular de acordo com o temperamento, capacidade e grau de evolução do aspirante.

Sádhana significa desenvolver, despertar o poder de Kundalini. O Tantrismo ajuda o aspirante a despertar a Kundalini e uni-La ao Senhor Shiva e gozar a felicidade suprema em Nirvikalpa Samadhi. Um tântrico faz práticas que ajudam a realizar a união de Shiva e Kundalini através do despertar das forças dentro do corpo físico.

Ele se torna um Siddha (ser perfeito) quando é capaz de despertar a Kundalini e fazê-la penetrar os seis primeiros Chakras. O tipo de Sádhana depende das tendências e capacidades do aspirante.

Resultado de imagem para tantra

O aspirante avançado sente: “Eu sou a Deusa e a Deusa está em mim.” Ele adora a Deusa dentro de si mesmo, em vez de adorar um objeto externo. Ele diz: “Soham— Eu sou Ela (a Deusa)”.

Shakti (a Mãe Universal) pode ser descrita como aquilo pelo qual vivemos e temos nosso ser nesse universo. Neste mundo, todas as necessidades de uma criança são supridas pela mãe. O crescimento, desenvolvimento e alimentação são resultado dos cuidados da mãe. Do mesmo modo, todas as atividades da vida, as atividades neste mundo e a energia necessária para elas dependem de Shakti.

A primeira sílaba que uma criança ou animal quadrúpede pronuncia é o nome de sua amada mãe. Existe alguma criança que não deva tudo que é à afeição e amor de sua mãe? É a mãe que a protege, consola, cuida e anima. Ela é sua amiga, filósofa, mestra e guia toda sua vida. A mãe humana é uma manifestação da Mãe Universal. Todas as mulheres são formas da Mãe Divina.  

A Kundalini deve ser despertada com devoção, concentração e mantra. A Mãe Divina está presente nos diferentes Chakras. É difícil dizer quando ou como Ela Se mostrará, e para qual aspirante. Quando Kundalini dorme, o homem está desperto para o mundo. Ele tem consciência objetiva. Quando Ela desperta, ele perde a consciência do mundo e se torna interiorizado.

O contato físico com uma mulher é o Maithuna (união) grosseiro. Ele se deve à atração animal. Quando a Mãe Kundalini se une ao Senhor Shiva no chakra Sahasrara, este é o verdadeiro Maithuna. Você deve se elevar da atração animal para a atração divina através de Satsanga (companhia dos sábios), serviço ao guru, renúncia, ausência de desejos, discriminação, repetição do mantra e meditação.

O PODER DE UMA VIDA DE AÇÃO E PACIÊNCIA – Swami Sivananda


Seja paciente. Persevere e continue trabalhando. Faça algo prático. Aqui está o segredo do sucesso. Não há necessidade de fazer muito barulho. Tudo deve ser colocado em prática. Dar palestras apenas vai criar uma bolha temporária de emoção e entusiasmo. Isto não vai ajudar muito.

Leve uma vida de resistência. Suporte insultos, privações e sofrimentos. Lave suas roupas. Rache a lenha. Carregue água. Faça trabalho manual. Fortaleça seu corpo e músculos. Faça exercícios físicos, âsanas e pranayama. Nade. Corra ao ar livre.

Mantenha um corpo forte e saudável. Leve uma vida simples e natural. Preserve sua força sexual. Seja casto, mesmo sendo casado. Aprenda a controlar os sentidos.

Luxo e conforto são uma maldição. Estas coisas vão enfraquece-lo. Caminhe diariamente quatro ou cinco quilômetros. A condição das gerações jovens é lamentável. Eles não conseguem caminhar nem mesmo um quilômetro. Eles têm uma saúde precária. Sofrem de anemia, dispepsia, constipação, debilidade etc. Em tempos de perigo não conseguem proteger suas esposas e filhos. Tornaram-se fracos, tímidos e afeminados. Este não é um estado lamentável?

Perceba suas responsabilidades. Encare os problemas, tribulações e provas. Permaneça firme. Seja audacioso. Seja animado. Retire coragem de seu interior através da meditação regular no Eu imortal.

Sente-se sozinho e observe seu interior por algum tempo. Abandone o conforto e a vida fácil. Trabalhe duro. Obtenha a vitória na vida espiritual. Todos os grandes homens sofreram a fim de perseverar no caminho da retidão. As vidas gloriosas que levaram são uma fonte de inspiração para nós.

Resultado de imagem para sivananda
Sivananda e Vishnudevananda