10.11.20

NÃO DEIXE OS TÓXICOS DESTRUÍREM SUA ALEGRIA DE VIVER – Sadhguru

 

Pergunta: Sadhguru, sei que você é contra os tóxicos e coisas assim, mas o estado do Oregon, aqui nos Estados Unidos, acabou de descriminalizar a posse de pequena quantidade de cocaína, heroína, maconha, metanfetamina e cogumelos psicodélicos. As pessoas dizem que essas drogas podem ser usadas para tratar a depressão, ansiedade e certas doenças. Você continua contra os tóxicos se forem usados para uma boa causa como essa?

Sadhguru: Não. Eu nunca disse que sou contra os tóxicos. Sou a favor da intoxicação. Olhe em meus olhos, estou sempre intoxicado. Mas sou contra pequenas quantidades. Acredito que você precisa carregar consigo uma fábrica de tóxicos onde quer que vá. Eu tenho uma fonte inesgotável de tóxicos. Estou oferecendo a você, mas você quer ter apenas pequenas quantidades em seu bolso. Sou contra isso. Não digo que sou contra a intoxicação, porque se você quer manter um nível muito alto de consciência e envolvimento com a vida, sem intoxicação não pode fazer isso. Mas eu pergunto: você quer uma intoxicação que incapacita ou quer uma intoxicação que te torna capaz? Esta é a questão. 

Você acredita em incapacitar a si mesmo ou capacitar a si mesmo? Se você acredita em capacitar a si mesmo, vou te ensinar uma outra maneira de estar intoxicado (Sadhguru ensina shambhavi como prática espiritual). Onde você acha que a fonte inesgotável da felicidade está? Na comida que você come? Na cerveja que você bebe? Ou em alguma outra coisa? A fonte inesgotável da felicidade, alegria e paz só pode vir de dentro. Agora, sobre tornar essas drogas legais, existem pessoas e forças que se beneficiam muito e ganham dinheiro com isso, e elas estão envolvidas nesta legalização. Conheço muitos jovens que só aceitaram se tratar para largar a droga depois que foram ameaçados de irem presos. De outra forma, não aceitariam. Por isso, declarar essas drogas que incapacitam os seres humanos como legais é um crime. 



No presente todos estão vendo a ascensão da China, que está se tornando uma potência econômica. Mas no início do século 20, 70% da população chinesa estava viciada em ópio, heroína, e isso era encorajado por certas forças e nações. Os ingleses lutaram três guerras contra a China para terem o direito de distribuir ópio para os chineses. Uma pobreza extrema veio àquela nação e aquela cultura. Mais tarde foi necessária a revolução comunista, em 1949, bem como a morte de milhões de pessoas para se proibir novamente o ópio na China. Quando um povo mergulha em vícios, perdem todo seu valor. 

Aqui nos Estados Unidos quatro ou cinco gerações trabalharam e deram suas vidas para construir essa nação como é hoje. Agora você quer se incapacitar. Você acha que tem o direito de se incapacitar, usando drogas que vão te intoxicar. E já foi comprovado que as drogas, inclusive o álcool, incapacitam você. Esse é o problema do mundo: pessoas que nada fazem de bom para si mesmas pensam e acreditam que serão bem-vindas em algum lugar após a morte. O mesmo está acontecendo aqui. Uma nação que foi construída através de tantas dores, com essas cinco últimas gerações trabalhando doze, quatorze horas por dia, sem nenhum descanso na semana, foram eles que construíram esta nação. Agora você quer toda uma geração viciada, chapada nas drogas. Esta é a coisa mais terrível que se pode fazer para as gerações que passaram. 

Quer a droga seja legalizada ou não, pelo menos você não deve seguir nessa direção. Veja a depressão: por que você precisa estar deprimido? Há pessoas que acham que estar deprimidas é um direito delas. Muitas pessoas, por sua própria atitude e suas respostas ao mundo ao seu redor, se tornam doentes. Se você comer alimentos frescos e sadios, fizer exercícios físicos, caminhar, correr, seja o que for, fisicamente terá mais bem-estar e não vai estar suscetível a muitas doenças. E se você tiver assim maior bem-estar físico, vai também aumentar seu bem-estar mental. Ninguém tem o direito de estar doente, porque se você adoecer, cuidaremos de você, mas se acha que tem o direito de estar doente... não. Porque será um peso para sua família, para sua nação. 

E isso também vale para as doenças mentais. Se você quer estar mentalmente bem, cada célula em seu corpo deve pulsar com vida. Se suas células estão te empurrando para baixo por causa dos vícios, sua mente ficará deprimida. É o que acontece com os que têm vícios. 

Por isso, pensar que tornar legais as drogas é uma solução, é escrever sua própria queda. Você estará escrevendo a queda de sua cultura, sua nação, sua geração. Na Índia os universitários me perguntaram: “Sadhguru, por que você não influencia o governo para tornar legal a maconha?” Eu lhes disse: “Por que fazem essa pergunta? É porque querem ir chapados para a universidade. Suponham que vocês precisem passar por uma cirurgia importante, e o cirurgião venha chapado. Gostariam disso? Não, porque suas faculdades mentais foram diminuídas.” 

Você acredita que diminuir suas faculdades mentais é ganhar vida? Não, é melhorando suas faculdades que a vida e a felicidade aumentam. Se puder ver melhor, ouvir melhor, tocar melhor, escutar melhor, cheirar melhor, sentir melhor, então a vida estará num nível mais elevado. No mundo atual, se quer ter saúde precisa de drogas, se quer ter paz precisa de drogas, se quer ter alegria precisa de drogas. As drogas chegaram a ter essa importância porque as pessoas estão vivendo mal. Mas eu digo: para ter saúde, paz, alegria, se você usar drogas vai se afundar cada vez mais.