3.9.13

SÁDHANA E EVOLUÇÃO - A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram


O corpo foi feito para fazer yoga. O período que a pessoa passa sobre a terra é aquele no qual pode fazer progresso. A pessoa não progride depois de deixar o corpo. A vida material é essencialmente a vida de progresso, é aqui que se pode progredir.

Fora da vida material (após deixar o corpo), a pessoa descansa, ou fica inconsciente, ou pode ter períodos de assimilação. Portanto, quando você toma um corpo é para progredir, e quando o deixa o período de progresso terminou.

E o verdadeiro progresso é sádhana (prática espiritual); este é o mais consciente e rápido progresso. Do contrário, a pessoa vai progredir com o ritmo da Natureza, o que significa que pode levar séculos e milênios para acontecer um progresso mínimo. Mas o verdadeiro progresso é feito através da sádhana.

No yoga, a pessoa pode fazer em curto tempo aquilo que de outro modo levaria um tempo interminável. É por isso que, quando está no corpo, a pessoa deve tirar vantagem disso e não perder tempo dizendo: “Mais tarde, mais tarde.” É bem melhor fazer agora. Os anos que você passa sem fazer nenhum progresso são anos perdidos, dos quais mais tarde certamente se lamentará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário