25.5.18

COMO REALIZAR SEUS DESEJOS – Sri N. Ananthanarayanan



O ser humano é movido pelo desejo. A vida é mantida pela esperança de conseguir realizar os desejos.

Desejos instintivos, desejos impulsivos, desejos racionais, desejos irracionais, desejos mundanos, desejos espirituais – eles caçam o ser humano por toda sua vida. Até mesmo uma pessoa idosa, cujo fim da vida se aproxima, têm inúmeros desejos em sua mente. Como Swami Sivananda diz, "A capacidade de realizar o desejo pode não existir mais, mas o desejo permanece".

"Seja sem desejos" diz o instrutor espiritual, mas ele mesmo frequentemente deseja mais dinheiro, mais seguidores, maior reputação.

É quase impossível permanecer sem desejos. É por isso que o buscador espiritual deve substituir os maus desejos por bons desejos, e mais tarde,  substituir a todos os desejos pelo desejo do Divino.

Como conseguir realizar os bons desejos? Qual é o segredo do sucesso para conseguir suas ambições, para realizar suas aspirações e esperanças?  O ser humano se preocupa com a resposta a esta pergunta.

Se você deseja algo, deve trabalhar para realiza-lo. Todos entendem isso. Mas o que confunde as pessoas frequentemente é como elas falham, após repetidos esforços, em conseguir o resultado desejado.

"Destino!" diz o instrutor espiritual, "Não está no seu destino conseguir isso". Então ele continua explicando a lei do karma para o homem desapontado. Mas isso quase não lhe serve de consolo!

Será que não existe um método para se conseguir realizar os desejos? Existe. É o método dos Mantras. Existem tantos Mantras quantos são os desejos. Repita o Mantra apropriado com fé e devoção e consiga o que você quer.

Resultado de imagem para saraswati  Sarasvati

Eu sugeri o mantra de Sarasvati a uma pessoa que era quase analfabeta. Hoje ela possui mais sabedoria que muitos eruditos. Coloquei o mantra de Lakshmi perante um homem desempregado. Ele arrumou emprego em seis meses. Recomendei o mantra de Katyayani a uma mulher solteira de quarenta anos cujo único problema era um defeito nas combinações planetárias em seu horóscopo. Essa mulher casou-se dois anos depois de começar a repetir o mantra.

Mas devo confessar que a fé destas três pessoas na potência do mantra era até maior que a minha. E agora o sucesso delas aumentou minha própria fé nos Mantras e seus poderes.

Se você não gosta do método dos Mantras, tome o método da oração, feita de todo coração, vinda do mais profundo de sua alma, e não apenas de seus lábios. Você deve sentir que Deus está ouvindo sua oração, sentir que Ele tem o poder e a compaixão para responder. Então sua oração será respondida.

Um outro método de conseguir os objetos desejados é abandonar o desejo por eles. É paradoxal, mas verdadeiro. A lei espiritual que governa a operação desse paradoxo é mais acurada que as leis matemáticas e físicas. Essa lei determina: "Deseje uma coisa e ela se afasta de você. Abandone algo e isso vem para você sem que o procure".

Imagem relacionada  Katyayani Devi, um aspecto de Durga 

Mas esse abandono deve ser total e espontâneo. Se você disser com sua boca, "Abandono meu desejo por riqueza", mas acalentar o desejo em seu coração, a riqueza não virá. Mas se realmente não se importar em nada com a riqueza, então o dinheiro virá de todos os lados. E o mesmo se dá com os outros objetos do desejo.

Quando você está farto dos objetos do desejo, então eles aparecerão à sua volta. Mas nesse momento, mesmo tendo-os à disposição, não verá mais utilidade neles. Não precisa mais deles. Esse é o estado do monge.



18.5.18

A MÃE TERRA É GENEROSA – Sadhguru



Toda vez que ouço alguém se referir ao solo como sujo, não posso concordar. Particularmente nos Estados Unidos ouço muitas pessoas chamando a terra de suja.

O que você chama de “meu corpo” é apenas um pedaço do planeta – um acúmulo do alimento que você comeu. Você é apenas um pequeno afloramento desta terra, nada mais, nada menos. Neste momento você é um afloramento  que circula por aí. Após algum tempo você será um montículo. Assim, se você suja a matéria-prima, o produto será sujo.

Na Índia, chamamos o solo de Mãe Terra. Ali vemos tudo como ingredientes da vida. É por isso que nos curvamos para o alimento, para a água, o ar, o céu, o sol, a lua, uma pedra, uma árvore - tudo! Não vemos nada como uma mercadoria, como algo que você usa e joga fora. Você não pode usar e descartar coisa alguma nesta vida. As coisas passam por você, ficam com você por um certo tempo e depois se tornam uma outra coisa.

Resultado de imagem para mae terra
O corpo que você carrega tem sido parte de milhões de corpos no passado. Foi um inseto, um animal, uma cobra, um macaco, um ser humano. É o solo passando por diversas formas de vida. Portanto o solo não é uma mercadoria, mas sim algo mais antigo que você, mais sábio que você, muito mais inteligente e capaz que você. Você é apenas um pequeno personagem neste jogo total que está se desenrolando.
A educação moderna foca no uso e exploração de nosso ambiente físico – cada criatura e cada substância. Nada oferece para melhorar a maneira com que experimentamos a vida. Temos aprendido a usar tudo ao nosso redor, mas o bem-estar mental não ocorreu.
Atualmente estamos construindo uma estrutura médica de tal modo que parecemos esperar que todos estarão seriamente doentes algum dia. Houve um tempo em que havia um médico para toda uma cidade, e era o suficiente. Isso mostra como estamos vivendo.
Se queremos viver bem, devemos ser reverentes para com a terra sobre a qual caminhamos, para com o ar que respiramos, a água que bebemos, a comida que comemos, as pessoas com quem entramos em contato e tudo que usamos, incluindo o corpo e a mente. Isso nos levará a uma possibilidade diferente em relação à maneira que podemos viver.
A terra sobre a qual caminhamos tem um sentido de inteligência e memória. Mesmo que você viva numa selva de concreto, é importante manter-se em contato com a terra. Procure de alguma forma fazer isso. Se você ficar com pés e mãos nuas – particularmente a palma das mãos  e a sola dos pés – e entrar em contato com a terra diariamente, isso harmonizará o processo fisiológico em seu sistema.
Tente passar ao menos alguns minutos no jardim, descalço, tocando plantas e árvores com as mãos, porque a terra é a base da vida. Essa é uma maneira simples de conectar-se com a terra.
Particularmente nos dois dias que antecedem a lua nova, a lua cria um certo tipo de inércia, e seu corpo e suas energias estão muito mais conectados com a terra. Nesses dias caminhe descalço e sente-se no chão. Isso traz uma profunda conexão de energia e cria a experiência de ser uma parte da terra.
É bom estar consciente de cada respiração que você faz. Quando você respira, esteja consciente de que está respirando um certo aspecto do planeta. Quando come algo, esteja consciente de que está comendo uma parte do planeta. Quando bebe água, esteja consciente de que está bebendo uma parte deste planeta.
Resultado de imagem para amor ao planeta



7.5.18

A NAÇÃO DO NEPAL – Sadhguru



Grande parte da Índia foi como o Nepal no passado, toda a geografia do Nepal foi criada como um corpo vivente. Assim como existem chakras num corpo humano vivo, do mesmo modo foi feito ali, muitos reis patrocinaram essas grandes aventuras de transformar todo o reino do Nepal num corpo espiritual, para que nenhum ser vivo escapasse desse processo espiritual.

O processo espiritual ali não é apenas para aqueles que se sentam,  fecham seus olhos e os voltam para cima; ninguém deve escapar a esse processo, essa é a intenção.
Pode-se dizer que este é o mais alto nível da compaixão, quando você não quer que nem mesmo uma minhoca permaneça intocada por essa energia, e isso faz de toda a geografia um processo espiritual.

A maior parte dessa obra fenomenal que foi feita no norte da Índia foi destruída porque essa região viu invasões após invasões, e a primeira coisa que se buscou foi isto, uma vez que quando se quebra esse processo a mente do povo também se quebra, seu espírito se quebra.

No sul da Índia também ocorreu algo disso, não por causa de um invasor externo, mas por causa da invasão da ignorância, que é mais perigosa que qualquer invasor, e o processo se dissipou.

No sul ainda se pode ver algo da estrutura desse processo espiritual, mas ele não é muito ativo. Algumas coisas ainda estão vivas, mas a maior parte se foi.

O Nepal é um lugar onde esse processo é muito mais vivo do que na Índia, simplesmente porque a cultura inteira o apóia. Ainda hoje 98% da população se dedica a esse processo. Ainda hoje, para 98% da população do Nepal, ir ao templo e buscar mukti (liberação do ciclo de nascimento e morte) ainda são as coisas mais importantes em sua mente, o que se perdeu na Índia.

Na Índia hoje mukti não é a coisa mais importante; ir para a América é a coisa mais importante. Desse modo, quando a psicologia de uma civilização está completamente voltada para a liberação última, estas coisas podem acontecer, a própria geografia do país pode ser convertida num corpo espiritual vivo.

Por isso, Kathmandu, que é a morada de Pashupatinath, onde fica o templo de Pashupatinath, é considerada em certas tradições o templo do planeta. O templo de Pashupatinath tem milhares de anos de antiguidade. Seu linga data de um período de pelo menos 8.000 anos atrás.

Portanto, Pashupatinath é considerada como a testa de Shiva e seu corpo flui, uma parte para o sul, outra para o oeste. Uma cabeça, dois corpos. Esses dois corpos representam dois sistemas fundamentais do Tantra. O corpo do sul é a mão direita, o corpo do oeste é a mão esquerda.

Resultado de imagem para pashupatinath temple 
Templo de Pashupatinath, Nepal

Quando digo Tantra, não me refiro à promiscuidade. Hoje em dia, a palavra Tantra evoca todo tipo de pensamento erótico nas mentes das pessoas, porque a maior parte da informação que se tem sobre o Tantra vem da América. Até mesmo na Índia, se você entrar numa livraria, verá que a maior parte dos livros sobre Tantra são escritos por autores americanos.

Tantra, na verdade, significa uma técnica ou tecnologia de ser capaz de desfazer a vida e fazê-la de novo. E qual o propósito disso? O corpo humano é a máquina mais sofisticada que existe, representa o maior desafio. Se você puder desmontar seu cérebro e colocá-lo a funcionar novamente, será como o próprio Criador em muitos aspectos.

Assim, foram criados dois corpos com uma cabeça. A testa está aqui em  Pashupatinath.  Sahasrara, o topo da cabeça, está em Kalpanath, o que está acima disso está em Muktinath, o que está além é Kailash.



Imagem relacionada  
Kailash, montanha sagrada considerada a morada de Shiva.