Há a história de Buddha. Ele estava sentado sob a árvore Bodhi durante 30 dias, e estava decidido a permanecer ali sentado até morrer ou até despertar. E seus discípulos estavam todos sentados ao seu redor, observando. No trigésimo dia ele abriu os olhos e estava brilhando, sorrindo.
Seus discípulos lhe perguntaram, “Mestre, o que aconteceu a ti, viste Deus?” Ele disse, “Não”. Os discípulos, “Conseguiste a auto-realização?” “Não”. “O que aconteceu?” e ele simplesmente exclamou, “Estou desperto!”
Portanto todas estas palavras, auto-realização, iluminação, consciência, são apenas palavras. Você apenas desperta do sonho. Agora você sente seu corpo. Sente suas emoções. Sente dor. Sente um ferimento. Sente todo tipo de coisas acontecendo neste mundo.
Você assiste à tv, vê as notícias e fica assombrado com todas as coisas horríveis que estão acontecendo no mundo, mas quando desperta todos estes sentimentos se vão. Você percebe a ilusão, o sonho, e você não mais é isto. Você estará fazendo as mesmas coisas, mas não mais estará apegado a elas.
Por exemplo, se tiver um emprego. Se é o presidente de um banco ou um lixeiro, não faz diferença, você fará seu dever, qualquer que seja ele, melhor que fazia antes. Você não se preocupará mais com o tempo. Não mais pensará que é o agente. Simplesmente fará o que tem de ser feito.
O que seu corpo tiver que fazer será feito. Seu corpo está sob a lei do karma e o que você tiver que fazer, fará. Mas não terá apego, terá compaixão, terá amor, terá gentileza, mas nenhum apego.

Nenhum comentário:
Postar um comentário