11.4.25

GUERRA E EVOLUÇÃO - Mirra Alfassa

 Pergunta: Você disse: “O mundo todo está num processo de transformação progressiva.” Então por que os homens lutam entre si?


A Mãe: Talvez este seja seu modo de progredir! (risada) Você não progride sempre de modo aparentemente harmonioso. Todos que fazem yoga sabem que não é uma coisa que sempre segue em paz e harmonia, e que às vezes existem batalhas interiores, você tem que combater inimigos dentro de si que querem evitar seu progresso. Isto significa guerra.

Você não deve crer que o progresso espiritual consiste em sentar e meditar! Existem dificuldades a serem conquistadas. E isto significa lutar contra algo. Existem pequenas guerras, existem grandes guerras; além disso o que é esta guerra dos homens sobre a Terra, vista por exemplo pelos Titãs para quem os homens não são maiores que formigas? Quando você olha numa luta entre formigas, você a acha muito natural! Você pode até mesmo olhar com interesse e sorrir e dizer: “Olhe, as formigas estão lutando!”

Bem, para as forças titânicas do universo, os homens lutando sobre a Terra são como formigas lutando, isso nada significa. Não julgue de acordo com a medida da consciência humana.

Para o homem, a Natureza é uma coisa monstruosa. Ela é tão formidável, todas as forças à sua disposição, todos os movimentos que ela cria. E o que sabemos é apenas o que acontece na Terra! Pelo conhecimento especulativo, você imagina o que acontece no resto do universo; mas estes conflitos e jogos das forças são formidáveis em proporção à consciência humana. Estas coisas, comparadas à duração humana, duram quase eternamente.

Portanto, imensidão no tempo, imensidão no espaço, isso para a consciência humana é algo quase incompreensível.  Mas para essas forças, as dimensões e movimentos humanos têm quase a mesma proporção (ou talvez ainda menos) que o mundo das formigas para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário