29.9.25

APRENDA A SER TRANQUILO - Robert Adams

 

A noite passada recebi um telefonema de Santa Cruz, de uma senhora que leu uma de minhas palestras. E ela me disse, "Robert, durante 25 anos li sobre Advaita Vedanta. Li tudo que há para ler, cada livro. Sento-me em meditação quatro vezes por dia. Viajei o mundo todo, encontrei-me com todos os sábios, vi todos os lugares sagrados, mas nada aconteceu.”

Eu lhe disse, "Você está fazendo tudo ao contrário. Quanto mais lê, mais conhecimento tem. E quem ganha com isso? O ego. Cada livro que você lê lhe dá mais inteligência. Quem tem inteligência? O ego. Cada vez que pensa que tem de meditar, é o ego que está meditando. O Eu tem que meditar? Todos os gurus que você viu, tudo que fez a colocou no passado. Não no futuro, mas no passado."

A ideia da Advaita Vedanta é remover tudo que aprendemos. Não adicionar. Não adicionar conhecimento novo ao conhecimento velho, mas sim tornar-se como uma criancinha. Não desejamos saber algo, desejamos nada saber. Como saber nada, quando se está lendo e lendo, ou passando a vida meditando?

Que meu EU DIVINO se manifeste em tudo que faço – Trabalhadores da Luz

Quando você busca novos mestres todo o tempo, está enchendo a si mesmo com conhecimento, e mais conhecimento. A única coisa que pode lhe acontecer é tornar-se uma enciclopédia ambulante. Será capaz de citar aforismos, sutras e livros sagrados, e terá muito a dizer. Este é o erro que muitos fazem.

Um verdadeiro aspirante espiritual dificilmente tem algo a dizer. Não existe ninguém para debater. Ninguém para dizer, "Eu estou certo, ou você está certo. Isso é certo e isso é errado." Um verdadeiro aspirante espiritual é muito quieto, muito tranqüilo. Ele não cria ondas, mas observa, olha e nada faz. Tudo que tem de ser feito será feito por ele.

É tão fácil viver assim. É tão fácil estar tranquilo e permitir que o poder que conhece o caminho mova você na direção correta, guie você. Você não precisa levantar um dedo.

Pare de lutar contra si mesmo. Deixe em paz a si mesmo. Desenvolva gentileza amorosa, compaixão. Tudo é maya, e maya também é bela. Não odeie maya. Trabalhe com maya não reagindo às coisas, mas desfrutando sua beleza, seu amor e sua paz. Tudo pode ser um sonho, mas desfrute o sonho. Pegue as coisas boas do sonho e pense nelas. Ignore as coisas más.

Silueta, de, um, mulher, por, a, mar | Foto Premium

Aprenda a ser tranquilo. Quando digo, "Aprenda a ser tranquilo", não estou me referindo para meditar. Quando você medita, há um objeto e um sujeito. Quando digo para ser tranqüilo, apenas seja tranqüilo, quieto. Pense em todo o barulho que alguns de vocês fizeram esta manhã ao se levantarem: a conversa, os argumentos, a tagarelice mental.

Diga a sua mente "Fique quieta!" Quando ela começar a tagarelar, diga, "Fique quieta!" Quando ela começar a dizer todo tipo de coisas sobre alguém, diga, "Fique quieta!" Quando ela trouxer coisas do passado, diga, "Fique quieta!" Isso é tudo que você tem que fazer.

Você é o poder. Você pode aquietar a mente se realmente quiser, apenas dizendo que ela fique quieta. Não há absolutamente nada neste mundo que possa excitá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário