28.6.13

O OBJETIVO DO YOGUI - Swami Abhedananda

A maior realização do homem é compreender os mistérios de seu próprio ser – conhecer-se a si mesmo. Um verdadeiro yogui, portanto, não concentra sua mente na busca do prazer como fazem as pessoas mundanas. Nem sequer gasta sua energia mental em tentar evitar as coisas que parecem desagradáveis por um curto tempo. 

Não desvia seus poderes mentais fixando a atenção nas enfermidades de outras pessoas (para curá-las), nem os usa para lograr ganhos egoístas em prejuízo do próximo, como fazem os trustes e monopólios do mundo civilizado; tampouco pratica magia negra. O verdadeiro yogui nunca concentra sua mente nos fantasmas da riqueza e das vãs ambições terrenas. Segundo o yogui, este tipo de concentração mal-dirigida esgota aquela energia que deve ser acumulada em considerável quantidade antes que possam obter-se os mais altos resultados da concentração na vida espiritual. 

Todos estes objetivos mundanos não são senão obstáculos no caminho do desenvolvimento espiritual. Pouca gente neste mundo é capaz de compreender por que essas coisas obstruem o caminho do desenvolvimento espiritual. Mas um verdadeiro yogui é aquele que pode discernir o verdadeiro do falso, o real do irreal, o espírito da matéria. O verdadeiro yogui não deseja malgastar sua energia em ganhar coisas transitórias. Ele quer realizar o mais elevado ideal da vida; por isso centra seus pensamentos na Suprema Verdade ou absoluta realidade do universo; e o resultado dessa concentração é o Samadhi, ou o mais elevado estado supra-consciente e tranqüilo da mente, e só nele é possível ter a comunhão divina ou realizar a união com Deus no plano espiritual.


 
Abhedananda






Nenhum comentário:

Postar um comentário