O corpo pode se tornar um meio para seu crescimento espiritual ou pode se tornar uma barreira. Se uma parte de seu corpo está com dor, é difícil de aspirar algo mais elevado porque a dor se torna dominante em sua vida. Se você tiver uma grande dor lombar, a coisa mais importante do universo é sua dor lombar. Mesmo que Deus apareça em sua frente, você Lhe pedirá que alivie sua dor lombar. Não pedirá nenhuma outra coisa porque o corpo físico tem tal poder sobre você.
Quando o corpo não funciona bem, ele tira de você toda outra aspiração. Todos os seus desejos desaparecem quando o corpo sente dor. Muitas pessoas se livraram de problemas na coluna simplesmente fazendo as ásanas da Hatha Yoga. Os médicos lhes tinham dito que teriam de se submeter a cirurgia, mas elas conseguiram evita-la totalmente.
Não é apenas sua espinha que se torna flexível; você também se torna flexível. Uma vez estando flexível, você vai querer ouvir a vida. Aprender a ouvir é a essência do viver inteligente. Dedicar um certo esforço e tempo para fazer com que o corpo não se torne uma barreira é importante.
Um corpo com dor se torna um obstáculo, assim como um corpo compulsivo. Compulsões simples como fome ou desejo sexual podem dominá-lo tão fortemente que não lhe permitirão olhar além do físico. É fácil esquecer que o corpo físico é apenas uma parte de você; é importante que ele não se torne a totalidade do seu ser.
As ásanas ajudam a colocar o corpo físico em seu lugar natural. À medida que você entra em dimensões mais profundas de meditação, suas energias se dirigirão para cima, abrindo dimensões mais profundas de experiência. É muito importante, portanto, que os condutos do corpo estejam desimpedidos. Se estiverem bloqueados, não haverá meditação.
Assim, preparar o corpo suficientemente antes de formas mais intensas de meditação é muito importante. A Hatha yoga assegura que o corpo receba o fluir da energia para cima de forma suave e prazerosa.
Para muitas pessoas, o crescimento espiritual é muito doloroso porque a preparação necessária não aconteceu. A maioria dos seres humanos infelizmente se permitiram ser amoldados inteiramente pelas situações externas. Está se tornando normal no mundo que o crescimento aconteça apenas com dor. Ele também pode acontecer com alegria, mas apenas quando o corpo e a mente foram preparados.
As ásanas podem prepara-lo para o crescimento e a transformação, equipandoo com uma fundação sólida e estável. Hoje em dia a Hatha Yoga que as pessoas estão aprendendo não é a forma clássica em sua plena profundidade e grandeza. A yoga em voga que se vê hoje se atém muito ao aspecto físico da ciência. Apenas ensinar o aspecto físico da yoga é como ter um bebê nascido morto. Não é apenas ineficiente, é uma tragédia.
Se você quer um processo vivo, a Hatha Yoga deve ser transmitida de uma maneira que inclua as outras dimensões da yoga. A Hatha Yoga não significa ficar de cabeça para baixo ou fazer exercícios de respiração. É a maneira que ela é feita que faz toda a diferença.
Houve uma época em que eu ensinava pessoalmente Hatha Yoga como um programa a ser feito duas vezes por dia. As pessoas sentiam a intensidade deste programa; lágrimas de êxtase fluíam simplesmente com a prática das ásanas. Por que isso não acontece mais frequentemente? Simplesmente porque a Hatha Yoga está sendo ensinada como um fim em si mesma, ao invés de ser uma preparação.
Consequentemente, enquanto a Hatha Yoga no mundo de hoje traz paz para uns poucos e saúde para outros, é infelizmente um doloroso circo para muitos. Mas se você busca na yoga um meio de se transformar numa possibilidade receptiva além dos cinco sentidos, a Hatha Yoga necessita ser praticada em sua forma clássica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário