28.11.18

O SEGREDO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA SEXUAL – Mantak Chia



Muitas escolas de pensamento surgiram no mundo propondo diferentes maneiras de utilizar a energia sexual para propósitos superiores. É sabido que com a ejaculação, a pressão interna da vida é expelida do corpo, deixando para trás nos homens obcecados por sexo uma força vital apenas suficiente para ler o jornal, esvaziar os intestinos e frequentar o divã do psicanalista.

Os sábios consideram uma gota de sêmen igual em poder vital a cem gotas de sangue. Os hindus referem-se repetidamente a Amrita, o elixir da vida, que é a força vital conservada pela continência sexual. A produção desse elixir requer a prática de disciplinas ióguicas que vão diminuir a perda de sêmen, através da diminuição do número mensal de relações sexuais.

Poderes extraordinários, incluindo a clarividência e o poder de curar, podem se desenvolver quando o sêmen é retido e sua essência vital é dirigida aos centros superiores do coração e do cérebro.
 Resultado de imagem para mantak chiaMantak Chia

No caso daqueles seres que podem reter esses fluidos por toda uma vida, observou-se que nem mesmo seus corpos sofreram decomposição após a morte. Os santos de todas as religiões usaram o poder existente na semente vital para realizar seus milagres.

O homem que desperdiça demasiadamente sua essência perde a força interior, sua visão se enfraquece e envelhece antes do tempo. No começo, ele não se sentirá esgotado, mas após anos de abuso suas capacidades começarão a declinar alarmantemente e sua força para resistir às doenças diminuirá sensivelmente.

Para recuperar sua antiga força, o desesperado gastador da semente vital tentará obter bem-estar de injeções de hormônios, tóxicos, megavitaminas, alucinógenos e afrodisíacos. Essas substâncias parecerão ajudar temporariamente, mas enquanto estiver esbanjando sua energia, o declínio será inevitável. Os órgãos da digestão serão incapazes de assimilar energias nutricionais suficientes para substituir aquelas energias vitais irrecuperáveis perdidas com a excessiva ejaculação.

O método iogue de cultivar a energia sexual recicla no corpo os hormônios, proteínas, vitaminas, enzimas, minerais e energias elétricas existentes no sêmen. Quando aqueles são conservados e transformados, o homem pode gozar de uma vida sexual normal e sem abusos, além de uma saúde melhorada, um equilíbrio interior mais profundo e do despertar da consciência espiritual.

Um adolescente ejacula em média três vezes por semana, um adulto dos 20 aos 30 anos de três e meia a quatro vezes por semana, dos 30 aos 40 anos duas vezes e meia, dos 40 aos 50 anos duas vezes, dos 50 aos 60 anos de uma a uma vez e meia por semana.

Digamos que um homem adquira por dia 100 unidades de força vital através da respiração, alimentação e descanso. Mas ele pode gastar 125 unidades através dos vícios, ansiedade, falta de descanso, doença, abuso de drogas e perda de sêmen. Para gastar as 25 unidades extra, precisa emprestar continuamente vitalidade do cérebro e dos órgãos. Este roubo de energia vital gradualmente induz às doenças mentais e físicas e velhice prematura.
 
Conservar a energia sexual, ao menos parte dela, e ter uma vida saudável e sem abusos é uma maneira prática de ganhar 125 unidades e gastar 100 ou menos. É um investimento no próprio crescimento físico, mental e espiritual.

O desequilíbrio na economia pessoal pode ser corrigido reduzindo o gasto desastroso das frequentes ejaculações. Então, a parte da energia sexual que foi conservada será transformada em energia mental e espiritual, através das práticas ióguicas (âsanas, pranayamas, mantras, shambhavi, concentração, meditação etc.)

Quanto mais os jovens buscam o prazer no sexo, mais ele os ilude. Em sua frustração, muitos buscam o prazer com crescente fúria, que os leva à frequente masturbação e promiscuidade. Assim, quanto mais derramam sua semente vital, mais vazios se tornam apesar do sentimento temporário de gratificação à medida que a força vital passa por seus órgãos sexuais.

O frenesi sexual sem restrição pode destruir a frágil identidade do jovem e dissolvê-lo num tipo de mente perversa cultivada pela indústria do sexo e pela mídia que explora o sexo. E ele é deixado vazio, correndo o risco de um desastre espiritual se os excessos não forem corrigidos a tempo. Este jovem poderá ter, também, dificuldades em seu relacionamento com as mulheres.

Quando o homem entende a fonte de suas emoções no movimento da energia em seu corpo, ele consegue manter seu equilíbrio interno e ajudar sua companheira a obter o mesmo equilíbrio.

22.11.18

OS DEZ MÉTODOS DE DESPERTAR A KUNDALINI – Swami Satyananda



1 – O Despertar pelo Nascimento: Por um nascimento favorável, se seus pais forem altamente evoluídos, você pode ter a Kundalini desperta. Também é possível nascer com um shushumna desperto. Isto significa que, a partir do momento do nascimento, suas faculdades elevadas estarão operando parcial ou totalmente. Se uma criança nasce com um despertar parcial, ela é chamada de santo, e se ela nasce com iluminação completa é conhecida como um avatar da Divindade.

2 – Mantra: O segundo método é pela prática regular e constante do mantra. É um método muito poderoso, suave e livre de riscos, mas requer tempo e muita paciência. Primeiro você precisa obter um mantra adequado de um guru que conhece yoga e tantra, e que pode guia-lo em seu sádhana. Quando você repete um mantra muitas vezes, a força do som ganha impulso e cria vibrações no oceano da mente, purificando seus corpos físico, mental e emocional.

3 – Tapasya: O terceiro método é tapasya, que é a realização de austeridades. O aspirante pratica privações de toda sorte: de confortos, prazeres e assim por diante. Ao mesmo tempo, impõe-se certas tarefas que outros consideram impossíveis ou demasiadamente penosas. Aqui as manifestações são enormes e o aspirante tem que enfrentar seus mais baixos instintos já no início. Ele confronta um monte de tentações e as agressões das forças satânicas ou tamásicas. Todo o mal de muitas encarnações passadas vem à superfície. Em algumas pessoas, as fantasias sexuais assombram a mente por dias seguidos, enquanto outras se tornam muito magras ou mesmo doentes. Nesta conjuntura, os poderes paranormais podem surgir. Desenvolve-se a percepção extra-sensorial, ele pode ler a mente dos outros ou materializar seus próprios pensamentos. Tapasya é um método muito poderoso de despertar, com o qual nem todo mundo pode lidar.

4 – Ervas: O quarto método é através do uso de ervas específicas, chamado em sânscrito de Aushadi, e não deve ser interpretado com o significado de drogas como a maconha, LSD etc. Aushadi é o mais poderoso e rápido método de despertar, mas não é para todos. Existem ervas que podem transformar a natureza do corpo e seus elementos, e trazer um despertar parcial ou completo, mas nunca devem ser usadas sem um guru ou guia qualificado. Isto ocorre porque certas ervas selecionadas despertam ida ou pingala, e outras podem suprimir ambos esses nadis e levar rapidamente a um sanatório mental. Por esta razão, Aushadi é um método muito arriscado e pouco confiável. Todo mundo anseia despertar Kundalini, mas poucas pessoas têm a disciplina e preparação mental, emocional e psíquica e os nervos necessários para evitar danos ao cérebro e aos tecidos. Embora ninguém hoje esteja ensinando Aushadi, este conhecimento tem sido transmitido de geração a geração através da tradição guru/discípulo.

5 – Raja Yoga: O quinto método é através do Raja Yoga e ocorre por um processo sequencial de concentração, meditação e comunhão com o Supremo. Todas as práticas do Raja Yoga, precedidas por Hatha Yoga, trazem experiências muito duráveis, mas podem levar a um estado de completa depressão, no qual você não sente vontade de fazer qualquer coisa. Este método é muito difícil para muitas pessoas, pois exige tempo, paciência, disciplina e perseverança. Concentração da mente é uma das coisas mais difíceis de conseguir para o homem moderno. Ele precisa primeiro purificar-se através de Bhakti Yoga e Karma Yoga. Para o raja yogue, as sensualidades da vida não são mais atraentes, a fome e o desejo sexual diminuem e o desapego se desenvolve espontaneamente.


6 – Pranayama: Pranayama não é somente exercício respiratório ou um meio de aumentar prana no corpo; ele é um método poderoso para criação de fogo ióguico para aquecer Kundalini e despertá-la. Entretanto, se praticado sem uma preparação suficiente, o calor gerado não será direcionado aos centros apropriados. Os efeitos de pranayama não são simples de gerir. Ele cria calor excepcional no corpo, desperta alguns centros no cérebro e pode prejudicar a produção de esperma e testosterona. Também pode reduzir a temperatura interna do corpo e a taxa de respiração e alterar as ondas cerebrais. A menos que se tenha praticado os shatkarmas (técnicas purificatórias do Hatha Yoga) primeiro e purificado o corpo, quando essas mudanças ocorrem você pode não ser capaz de lidar com elas. Há duas formas de despertar Kundalini: pelo método direto e pelo indireto. O pranayama é o método direto. As experiências produzidas são explosivas e os resultados são alcançados rapidamente. Entretanto, para quem não está suficientemente preparado mental, filosófica, psíquica e emocionalmente, estas experiências podem ser terríveis.

7 – Kriya Yoga: É a maneira mais simples e prática para o homem moderno, pois não exige confronto com a mente. Com esse método, Kundalini não desperta com força, ela acorda como uma rainha nobre. Antes de levantar, ela vai abrir os olhos, em seguida fechar e então voltar a dormir. Depois vai abrir os olhos novamente, olhar aqui e ali, virar para a direita e para a esquerda, em seguida vai puxar o cobertor sobre sua cabeça e cochilar. Depois de algum tempo, ela voltará a esticar o corpo e abrir os olhos, e então cochilar um pouco. Cada vez que ela esticar e olhar a sua volta, ela dirá “Hmmm”. Assim acontece no despertar de Kriya Yoga. Às vezes você se sentirá imponente e às vezes não se sentirá muito bem. Algumas vezes prestará muita atenção nas coisas da vida e outras pensará que tudo é inútil. Às vezes comerá muito e outras não comerá por dias inteiros. Às vezes terá insônia e outras não sentirá vontade de fazer nada, apenas dormir e dormir. Kriya Yoga não produz um despertar explosivo, mas pode trazer visões e outras experiências muito suaves e controláveis.

8 – Iniciação Tântrica: Somente as pessoas que transcenderam as paixões e que compreendem os dois princípios da natureza, Shiva e Shakti, são aptas para essa iniciação. Ela não é destinada para aqueles que têm necessidade física de contato. Além do mais, deve haver orientação de um guru. Nesse sistema, o despertar e a chegada ao sahasrara acontece em apenas três segundos. Contudo, quem está qualificado para este caminho? Poucas pessoas neste mundo transcenderam completamente o desejo sexual e superaram suas paixões.

9 – Shaktipat: Este método de despertar é realizado pelo guru. O despertar é instantâneo, mas é apenas um vislumbre, não um evento permanente. Quando o guru cria esse despertar, você experimenta o samadhi.  Todos os mantras lhe são revelados e você conhece as escrituras por dentro. Mudanças acontecem em seu corpo físico num instante. A pele torna-se macia, os olhos brilham e o corpo emite um aroma particular. É muito difícil dizer quem está qualificado para este despertar. Você pode ter vivido uma vida de renúncia por cinquenta anos, mas ainda não poder recebe-lo. Você pode ser uma pessoa comum, vivendo uma vida não espiritual, comendo todo tipo de alimentos impróprios, mas o guru pode dar a você o Shaktipat. Sua elegibilidade não depende de sua conduta imediata, mas do ponto de evolução espiritual que você alcançou em vidas passadas.

10 – Auto-renúncia: O décimo caminho é não aspirar pelo despertar. Deixe que isso aconteça, se acontecer: “Eu não sou o responsável pelo despertar, a natureza está concluindo tudo. Aceito o que vem para mim”. Neste caminho, se você tem uma forte crença de que sua Kundalini irá despertar, vinte mil anos podem passar num piscar de olhos e a Kundalini irá despertar por si mesma.

6.11.18

COMO DOMINAR A MENTE – Swami Satyananda



(Swami Satyananda foi discípulo de Swami Sivananda)

Não lute com sua mente. No fim das contas, você será o perdedor. Você nunca irá ganhar ou sair vitorioso. O único caminho para negociar com a mente é dar a ela algo de que ela goste, ocupa-la com um trabalho saudável.

Uma coisa que a mente gosta é de servir a humanidade, ajudar os pobres, alimentar os famintos, cuidar dos doentes, tomar conta dos órfãos, ir de porta em porta e descobrir o problema dos outros e fazer o possível para ajuda-los.

Você verá a transformação da mente. O carbono se torna diamante. Este é o único caminho.

Resultado de imagem para satyananda saraswati  Satyananda

Você pode praticar Raja Yoga, Jnana Yoga e Bhakti Yoga o quanto quiser, mas eles somente pacificarão a mente por um tempo. Se você não pode pensar e desejar apaixonadamente ajudar os outros, também não poderá negociar com a mente. A mente só pode negociar diante de uma proposta sátvica de dedicação e auto-sacrifício.

Não tente controlar a mente como um todo. No fim das contas, você irá falhar. Dedique sua mente a uma causa nobre. Não lute contra a mente. Você ficará doente, terá problemas psicológicos. O único caminho para conquistar a mente é ocupa-la numa causa nobre, dedica-la a um serviço, a um ideal que a faça feliz.

A mente gosta de servir as pessoas necessitadas. Vá a uma instituição prestar algum serviço. Visite um hospital, sirva e cuide de pessoas doentes. Você gostará disso. Você sentirá o coração iluminado depois que estiver fazendo isso.

Até você compartilhar a tristeza e o sofrimento dos outros, considerar a miséria deles como sua própria, nunca irá adquirir controle sobre a mente. Por isto, não é fácil conquistar a mente.

Muitas pessoas que tentam controlar a mente se tornam esquizofrênicas, elas têm a personalidade dividida e separam sua mente em duas partes. Do lado de dentro está sujo e do lado de fora está aparentemente limpo.

Resultado de imagem para satyananda saraswati  Satyananda

Por causa dessa divisão na personalidade as pessoas se tornam doentes, elas têm dor de estômago, constipação, dor na região umbilical e lombar. Por que essas regiões doem? Porque as pessoas estão reprimindo e em conflito com sua mente e emoções.

A mente é uma grande força neste mundo e você nunca deveria tentar suprimi-la. Não lute com a mente-emoção. Não a torture, puna ou critique. Eu discuto esse assunto com meus sannyasins (monges). Eu os mando fazer muito Karma Yoga, servir desinteressadamente aos outros. Digo para eles irem até as vilas, servir aos pobres, visitar de porta em porta e participar do sofrimento das pessoas, das misérias e dificuldades. O resto seguirá automaticamente.

Se uma criança nasce numa família pobre, ao menos vá e lhe dê um berço. Dê roupas quentes para o bebê, alimentos nutritivos para a mãe e algum dinheiro. Esse é um sádhana (prática espiritual) prático que estou dando a vocês.