22.11.18

OS DEZ MÉTODOS DE DESPERTAR A KUNDALINI – Swami Satyananda



1 – O Despertar pelo Nascimento: Por um nascimento favorável, se seus pais forem altamente evoluídos, você pode ter a Kundalini desperta. Também é possível nascer com um shushumna desperto. Isto significa que, a partir do momento do nascimento, suas faculdades elevadas estarão operando parcial ou totalmente. Se uma criança nasce com um despertar parcial, ela é chamada de santo, e se ela nasce com iluminação completa é conhecida como um avatar da Divindade.

2 – Mantra: O segundo método é pela prática regular e constante do mantra. É um método muito poderoso, suave e livre de riscos, mas requer tempo e muita paciência. Primeiro você precisa obter um mantra adequado de um guru que conhece yoga e tantra, e que pode guia-lo em seu sádhana. Quando você repete um mantra muitas vezes, a força do som ganha impulso e cria vibrações no oceano da mente, purificando seus corpos físico, mental e emocional.

3 – Tapasya: O terceiro método é tapasya, que é a realização de austeridades. O aspirante pratica privações de toda sorte: de confortos, prazeres e assim por diante. Ao mesmo tempo, impõe-se certas tarefas que outros consideram impossíveis ou demasiadamente penosas. Aqui as manifestações são enormes e o aspirante tem que enfrentar seus mais baixos instintos já no início. Ele confronta um monte de tentações e as agressões das forças satânicas ou tamásicas. Todo o mal de muitas encarnações passadas vem à superfície. Em algumas pessoas, as fantasias sexuais assombram a mente por dias seguidos, enquanto outras se tornam muito magras ou mesmo doentes. Nesta conjuntura, os poderes paranormais podem surgir. Desenvolve-se a percepção extra-sensorial, ele pode ler a mente dos outros ou materializar seus próprios pensamentos. Tapasya é um método muito poderoso de despertar, com o qual nem todo mundo pode lidar.

4 – Ervas: O quarto método é através do uso de ervas específicas, chamado em sânscrito de Aushadi, e não deve ser interpretado com o significado de drogas como a maconha, LSD etc. Aushadi é o mais poderoso e rápido método de despertar, mas não é para todos. Existem ervas que podem transformar a natureza do corpo e seus elementos, e trazer um despertar parcial ou completo, mas nunca devem ser usadas sem um guru ou guia qualificado. Isto ocorre porque certas ervas selecionadas despertam ida ou pingala, e outras podem suprimir ambos esses nadis e levar rapidamente a um sanatório mental. Por esta razão, Aushadi é um método muito arriscado e pouco confiável. Todo mundo anseia despertar Kundalini, mas poucas pessoas têm a disciplina e preparação mental, emocional e psíquica e os nervos necessários para evitar danos ao cérebro e aos tecidos. Embora ninguém hoje esteja ensinando Aushadi, este conhecimento tem sido transmitido de geração a geração através da tradição guru/discípulo.

5 – Raja Yoga: O quinto método é através do Raja Yoga e ocorre por um processo sequencial de concentração, meditação e comunhão com o Supremo. Todas as práticas do Raja Yoga, precedidas por Hatha Yoga, trazem experiências muito duráveis, mas podem levar a um estado de completa depressão, no qual você não sente vontade de fazer qualquer coisa. Este método é muito difícil para muitas pessoas, pois exige tempo, paciência, disciplina e perseverança. Concentração da mente é uma das coisas mais difíceis de conseguir para o homem moderno. Ele precisa primeiro purificar-se através de Bhakti Yoga e Karma Yoga. Para o raja yogue, as sensualidades da vida não são mais atraentes, a fome e o desejo sexual diminuem e o desapego se desenvolve espontaneamente.


6 – Pranayama: Pranayama não é somente exercício respiratório ou um meio de aumentar prana no corpo; ele é um método poderoso para criação de fogo ióguico para aquecer Kundalini e despertá-la. Entretanto, se praticado sem uma preparação suficiente, o calor gerado não será direcionado aos centros apropriados. Os efeitos de pranayama não são simples de gerir. Ele cria calor excepcional no corpo, desperta alguns centros no cérebro e pode prejudicar a produção de esperma e testosterona. Também pode reduzir a temperatura interna do corpo e a taxa de respiração e alterar as ondas cerebrais. A menos que se tenha praticado os shatkarmas (técnicas purificatórias do Hatha Yoga) primeiro e purificado o corpo, quando essas mudanças ocorrem você pode não ser capaz de lidar com elas. Há duas formas de despertar Kundalini: pelo método direto e pelo indireto. O pranayama é o método direto. As experiências produzidas são explosivas e os resultados são alcançados rapidamente. Entretanto, para quem não está suficientemente preparado mental, filosófica, psíquica e emocionalmente, estas experiências podem ser terríveis.

7 – Kriya Yoga: É a maneira mais simples e prática para o homem moderno, pois não exige confronto com a mente. Com esse método, Kundalini não desperta com força, ela acorda como uma rainha nobre. Antes de levantar, ela vai abrir os olhos, em seguida fechar e então voltar a dormir. Depois vai abrir os olhos novamente, olhar aqui e ali, virar para a direita e para a esquerda, em seguida vai puxar o cobertor sobre sua cabeça e cochilar. Depois de algum tempo, ela voltará a esticar o corpo e abrir os olhos, e então cochilar um pouco. Cada vez que ela esticar e olhar a sua volta, ela dirá “Hmmm”. Assim acontece no despertar de Kriya Yoga. Às vezes você se sentirá imponente e às vezes não se sentirá muito bem. Algumas vezes prestará muita atenção nas coisas da vida e outras pensará que tudo é inútil. Às vezes comerá muito e outras não comerá por dias inteiros. Às vezes terá insônia e outras não sentirá vontade de fazer nada, apenas dormir e dormir. Kriya Yoga não produz um despertar explosivo, mas pode trazer visões e outras experiências muito suaves e controláveis.

8 – Iniciação Tântrica: Somente as pessoas que transcenderam as paixões e que compreendem os dois princípios da natureza, Shiva e Shakti, são aptas para essa iniciação. Ela não é destinada para aqueles que têm necessidade física de contato. Além do mais, deve haver orientação de um guru. Nesse sistema, o despertar e a chegada ao sahasrara acontece em apenas três segundos. Contudo, quem está qualificado para este caminho? Poucas pessoas neste mundo transcenderam completamente o desejo sexual e superaram suas paixões.

9 – Shaktipat: Este método de despertar é realizado pelo guru. O despertar é instantâneo, mas é apenas um vislumbre, não um evento permanente. Quando o guru cria esse despertar, você experimenta o samadhi.  Todos os mantras lhe são revelados e você conhece as escrituras por dentro. Mudanças acontecem em seu corpo físico num instante. A pele torna-se macia, os olhos brilham e o corpo emite um aroma particular. É muito difícil dizer quem está qualificado para este despertar. Você pode ter vivido uma vida de renúncia por cinquenta anos, mas ainda não poder recebe-lo. Você pode ser uma pessoa comum, vivendo uma vida não espiritual, comendo todo tipo de alimentos impróprios, mas o guru pode dar a você o Shaktipat. Sua elegibilidade não depende de sua conduta imediata, mas do ponto de evolução espiritual que você alcançou em vidas passadas.

10 – Auto-renúncia: O décimo caminho é não aspirar pelo despertar. Deixe que isso aconteça, se acontecer: “Eu não sou o responsável pelo despertar, a natureza está concluindo tudo. Aceito o que vem para mim”. Neste caminho, se você tem uma forte crença de que sua Kundalini irá despertar, vinte mil anos podem passar num piscar de olhos e a Kundalini irá despertar por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário