18.9.19

PRANAYAMAS PARA CURAR A ANSIEDADE – Alina Prax



Sua respiração é uma força curativa incrivelmente potente. Na antiga língua sânscrita, respiração é vida e é conhecida como prana, ou energia da vida. Essa energia sagrada entra em nós com cada inspiração e sai com cada expiração. É uma potente corrente de cura que podemos acessar a todo momento, particularmente quando sentimos estresse e ansiedade.
Os antigos yogues desenvolveram sofisticadas técnicas de respiração conhecidas como pranayama, que ajudam a remover o estresse e equilibrar o sistema nervoso. Algumas técnicas são incrivelmente simples, enquanto outras são mais complicadas.
Na maior parte do tempo, nem percebemos que estamos respirando. Respiramos automaticamente. Estar consciente da respiração muda tudo. Ao nos tornarmos conscientes de nossa respiração, começamos a acalmar a ansiedade que acompanha um estilo de vida inconsciente.
Imagem relacionada
Muitos de nós temos um padrão não saudável de respirar – especialmente quando estamos estressados. Ao fazer o prana mover-se livremente pelo corpo, podemos acabar com o estresse e a ansiedade. Quando você se sente ansioso, é importante prestar atenção imediatamente em sua respiração. O Universo está aqui para guia-lo e protege-lo durante suas lutas, e quando você se torna consciente da respiração pode conectar-se a essa energia sagrada da vida.
Quando você se torna profundamente consciente de sua respiração, você diminui o caos de sua mente, onde o estresse reside.
Respiração yogue completa
Uma das melhores maneiras de remover a ansiedade com a respiração é utilizando a respiração yogue completa. Inale contando até quatro, segure contando quatro, agora exale contando quatro e segure contando quatro. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, ou até sentir a ansiedade desaparecer.
Nadi Shodhana
Feche a narina direita e inale suavemente pela esquerda, depois feche a esquerda e exale pela direita. Em seguida inale pela direita e exale suavemente pela esquerda. Faça até sentir a ansiedade desaparecer e equilibrar o sistema nervoso.

Respiração abdominal

Faça isso a qualquer hora e qualquer lugar – talvez antes de um evento estressante ou exame importante. Coloque suas mãos sobre seu abdômen e inale fazendo com que o mesmo expanda, depois observe-o contrair-se com a exalação.




5.9.19

UMA RESPIRAÇÃO PARA DINAMIZAR O CÉREBRO – Julie Bernier



Diferente de outros pranayamas, que possuem um efeito relaxante, Kapalabháti é incrivelmente revigorante. Gosto de usá-lo para despertar de manhã e afastar qualquer preguiça e sono. Ele me dá certa clareza e energia que nenhuma quantidade de café poderia dar.
Kapalabháti me deixa radiante e tem efeitos que melhoram inclusive a beleza física. Mas seu verdadeiro propósito é limpar. Suas exalações forçadas limpam o catarro dos canais nasais; por isso é uma prática preliminar para outros pranayamas que requerem narinas desimpedidas, como a respiração alternada.
Técnica da respiração
Kapalabháti não deve ser confundido com Bhástrika. Em Bhástrika, a inalação e a exalação são ambas exageradas e de igual duração. Entretanto, em Kapalabháti a exalação é forçada e a inalação é suave e natural. Contraindo vigorosa e rapidamente os músculos abdominais para dentro, a expiração sai rápida e forte. A inalação acontece de modo natural e sem esforço, relaxando os músculos abdominais; acontece mais lentamente.
Pratique 32 vezes, ou menos, de acordo com sua capacidade. Ao cansar, pare e relaxe.

Benefícios

Kapalabháti limpa instantaneamente os canais da respiração, tanto que é necessário ter ao lado um lenço de papel. Por isso, é considerado uma prática benéfica para desordens respiratórias. Também estimula a digestão por ativar a região abdominal.
É extremamente revigorante, afastando o sono e a preguiça. Por isso não deve ser praticado antes de ir para a cama. Limpa também os nadis, que são canais sutis onde circula o prana, e aumenta o oxigênio no corpo.
Pode ser praticado após os âsanas e antes de pranayamas. Mentalmente, desperta a consciência e aumenta a energia mental.
Resultado de imagem para julie bernier  J. Bernier