Alho, cebola, carne, peixe e ovos, comidas ácidas, picantes, amargas, sal, mostarda, tamarindo, coalhada azeda, álcool, coisas aciduladas, conservas, frutas passadas excitam a paixão e devem ser evitados pelo yogue. Cenoura, couve-flor, molhos picantes envenenam o coração, que se irrita facilmente.
Do que dás, terás em abundância; do que acumulas perderás. A caridade começa no próprio lar, mas deve ampliar-se fora deste. Dá uma décima parte de teus ganhos em caridade.
Admita tuas faltas quando alguém as assinala; agradeça a quem as assinala.
As dificuldades fortalecem a vontade e aumentam o poder de resistência.
A moral é relativa. Quem molesta a esposa frequentemente para saciar sua paixão é mais imoral que quem visita uma prostituta a cada seis meses. Dizer uma mentira para salvar o guru, acusado injustamente, é certo. Dizer uma verdade que cause mal a muitos é errado. Matar quem assassina os viajantes no caminho, ou um animal agonizante, ou defender-se no perigo, é não-violência. Roubar para salvar o pai que morre de fome não é um mal. Se o motivo for puro e bom, as ações serão puras e boas.
A consciência diz “sim” ou “não” quando estás imerso em luta moral. Por ela distinguimos o certo do errado. Se tu sentes vergonha e depressão, realizaste uma ação errada. Se sentes alegria e felicidade, realizaste uma ação virtuosa. Se a consciência está limpa, a pessoa é alegre e animada. Se a consciência é culpável, está sempre afligida e triste.

A concentração dá serenidade, fortaleza interna, paciência, vivacidade, agilidade, capacidade de compreensão, voz doce, poder para influenciar e atrair as pessoas, alegria. Elimina a inquietude, a agitação mental e a preguiça. Faz-te intrépido e desapegado.
A ira é pessoal e egoísta. A indignação é impessoal e inegoísta, não é seguida de remorso e é amiúde um dever – como para corrigir alguém, defender uma mulher.
A ira estropia o cérebro e nervos, envenena o sangue e afeta o sêmen. O reumatismo, doenças nervosas e cardíacas se devem à ira. A pessoa perde a memória, a compreensão se ofusca.
Se há possibilidade de ira numa conversa, deixa de falar. Se te é difícil controlá-la, sai em seguida do lugar. Dá um passeio, bebe água fria, faz japa.
Se queres ser feliz, faz os outros felizes. Esta é a lei.

Tudo que te acontece na vida está dentro de ti mesmo. Ninguém pode prestar-te favores a não ser que os mereças.
Os semelhantes se atraem. Pessoas que pensam igual procuram e atraem umas às outras. Você atrai continuamente pensamentos, influências e condições que mais se aproximam de seus pensamentos.
Se você manda um pensamento de amor ou ódio a alguém, este irá até a pessoa e lhe estimulará um pensamento semelhante, depois voltará a você com força redobrada.
O positivo supera o negativo. Se há tristeza pense na alegria, cante, dê uma corrida ao ar livre. Com raiva, pense no amor. Com inveja, pense na magnanimidade. Com depressão, pense numa bela paisagem ou frase inspiradora. Com dureza no coração, pense em misericórdia. Com luxúria, pense nas vantagens do celibato. Na desonestidade, pense na honestidade. Na avareza, pense em generosidade. Na paixão, pense em juízo. No orgulho pense em humildade. Na hipocrisia, pense em franqueza. Na timidez, em coragem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário