8.5.10

A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA SEXUAL - Swami Trigunatitananda


O homem é presa de todo tipo de temor, é agitado por pensamentos contraditórios e se afunda a cada dia mais no descontentamento. A causa disso é a falta de continência.

Perdemos esse fogo, essa força, por falta de continência. Continência é a conservação da energia sexual. Na vida espiritual ou material, a continência é necessária para o êxito, a saúde ou poder fazer bem a outros.

“A suspensão do uso do órgão gerador é seguida de um aumento notável no vigor físico e mental e na vida espiritual”.

Não observar continência é malgastar a vida. Tendo caráter e conhecimento espiritual, o dinheiro e tudo o mais vêm por si sós. A continência é um poder tão grande, tão nobre, tão necessário, que deve ser praticada toda a vida. Sem continência é impossível formar o caráter.

Corre perigo a parte de nossa vida em que se afrouxa o rigor da continência. Quem é casado não pode dar rédeas soltas a suas paixões. O controle dos sentidos e da mente, a paciência, a abstinência, a fé e a concentração mental estão incluídos na continência.

“Os elementos da reprodução, em ambos os sexos, são formados pela melhor parte do sangue. Se se leva uma vida pura, estes elementos se reabsorvem e voltam à circulação para formar a parte mais fina do cérebro, nervos e músculos. Esta vida, assim preservada e repartida através do sistema, faz o homem viril, forte, valente e heroico. Se a gasta, fica afeminado, irresoluto, intelectual e fisicamente débil, fácil presa de irritação sexual, desordem funcional, sensações mórbidas, desordens nos movimentos musculares, neurastenia, epilepsia, loucura e morte.”

Frequentemente vemos quão débeis, pusilânimes e mentalmente estreitos são os que se converteram em escravos de suas paixões, e quão sombria e miserável é sua vida. E, de outra parte, quão pujante, vigorosa, intrépida e ditosa é a vida dos que têm autocontrole.



Um comentário: