8.5.10

OS GRANDES MESTRES DO YOGA

Dois grandes mestres influenciaram a vida de milhões: Ramana Maharshi (sentado) e Paramahansa Yogananda.

Ramana Maharshi nasceu na Índia, em 1879, e deixou o corpo em 1950. Recomendava a vichara (autoinvestigação) como prática espiritual, que consiste em perguntar interiormente, fixando a atenção no coração espiritual à direita do peito, "quem sou eu?", sem dar contudo nenhuma resposta a esta pergunta. A mente não é capaz de responder à vichara; a resposta deve vir como uma intuição, à medida que a meditação do buscador se aprofunda.

Paramahansa Yogananda também nasceu na Índia, em 1893, deixando o corpo em 1952. Ensinava a kriya yoga, uma técnica de respiração, também chamada pranayama, que eleva a consciência dos centros nervosos inferiores (centro sexual, do sono e da digestão), dirigindo-a para os centros nervosos superiores (do coração e do cérebro), onde se localizam as qualidades mais nobres do ser humano, como o amor, a inteligência, o dom artístico etc. (para maiores detalhes, vide o livro "Autobiografia de um Yogue", de Paramahansa Yogananda, ou o site http://www.srfsaopaulo.com.br.).

Swami Sivananda (1887/1963): este extraordinário mestre hindu era um grande amante e benfeitor da humanidade, escreveu centenas de livros sobre yoga e vedanta, foi um mestre plenamente realizado. Ensinava o yoga de síntese, ou seja, uma síntese de todos os yogas (karma, bhakti, raja e jñana); admitia todos os caminhos espirituais como válidos, serviu intensamente os seres humanos distribuindo alimentos e livros gratuitamente; seu coração transbordava de simpatia e compaixão por humanos e animais. Dava iniciação em mantra a seus discípulos, mas enfatizava igualmente o pranayama e hatha yoga para a saúde do corpo, a vichara (jnana yoga) para o desenvolvimento do espírito e o serviço (karma yoga) a todos os seres vivos para criar no coração a humildade e o amor.















Swami Vivekananda (1863 / 1902) foi um yogue plenamente realizado. Era discípulo de Sri Ramakrishna Paramahansa, considerado um avatar por milhões de pessoas na Índia e no Ocidente. Vivekananda foi o primeiro yogue a trazer a mensagem da sabedoria milenar da Índia ao Ocidente no final do século XIX, e influenciou grandemente os intelectuais da época nos Estados Unidos e Europa. Escreveu extensamente sobre todos os ramos de yoga, com destaque para a Raja Yoga; Sri Ramakrishna disse certa vez que foi através da Raja Yoga que Vivekananda alcançou a iluminação numa distante encarnação do passado. Assim como levou a luz da sabedoria e espiritualidade orientais para o Ocidente, lutou tenazmente para levar os métodos ocidentais nos campos da ciência e tecnologia aos indianos com a intenção de minimizar a pobreza de seu país. Considerava-se o apóstolo Paulo de Sri Ramakrishna, isto é, o discípulo que espalha a mensagem do mestre. Fundou a Ordem Ramakrishna, com sede em Dakshineswar, Índia, e filiais em vários países, entre os quais o Brasil (Ramakrishna Vedanta Ashrama, situada no Largo Senador Raul Cardoso, 146 e 204, São Paulo, SP. Fones: (11) 5572-0428 e 5908-1970 - www.vedanta.org.br).




Nenhum comentário:

Postar um comentário