21.5.13

DHARMA E CASAMENTO - Robert Adams



Temos de estar em nosso próprio dharma. Dharma significa o caminho certo. Você está em seu dharma agora, qualquer que seja ele, pois não há enganos. O dharma é resultado do karma. Não lute contra o dharma. Não sinta pena de si mesmo. Não pense que algo está errado, ou que você deveria ser algo diferente.

Havia um santo sentado sob uma árvore meditando. Ele tinha suas mãos abertas e um camundongo fêmea caiu dentro de suas mãos. Aparentemente um pássaro a deixou cair. Ele sentiu pena da fêmea e por seu grande poder, adquirido em anos de meditação, ele transformou a fêmea numa linda jovem, e a levou para sua casa. Sua esposa ficou muito feliz; ela não conseguia ter filhos, e a tomou como filha. E o casal a criou e educou.

Um dia a esposa disse ao marido: “É hora de casar nossa filha. Onde podemos arrumar um marido adequado a ela?” E o santo disse: “Vou pedir ao sol.” Então ele saiu, chamou o sol e disse: “Senhor Sol, nossa filha está na idade de casar-se e estamos procurando um marido adequado. Poderia nos ajudar?”

O sol disse: “Certamente, eu mesmo a desposarei.” O santo correu e contou a sua mulher e filha. E a filha disse: “Não, papai. Não quero desposar o sol. Ele tem muita luz, eu serei queimada. Encontre-me um outro marido." Então o santo saiu e disse ao sol: “Senhor Sol, nossa filha não quer desposá-lo porque ela será queimada com sua luz. Você pode me indicar outra pessoa mais poderosa que você para desposá-la?” Então o sol pensou e disse: “Peça ao Senhor Nuvem. Ele é mais poderoso que eu porque muitas vezes ele me esconde, e não apareço, e não posso mudar isso.”

O santo foi até a nuvem e disse: “Senhor Nuvem, tenho uma filha que está na idade de casar e procuro um marido adequado a ela. Pode me ajudar?” E o Senhor Nuvem disse: “Eu me caso com sua filha.” E novamente o santo ficou feliz e correu contar a sua filha. Mas a filha disse: “Não quero desposar a nuvem, pois quando chover ficarei molhada. Arrume-me um marido melhor.” Então novamente o santo foi até a nuvem e lhe contou a história: “Pode me indicar outra pessoa?” E a nuvem disse: “Que tal o senhor Montanha? Ele é mais poderoso que eu, porque não posso atravessá-lo.

O santo foi até a montanha e disse: “Senhor Montanha, você pode pensar em alguém para desposar minha filha?” E a montanha disse: “Eu me caso.” E novamente o santo ficou feliz e correu contar a sua esposa e filha. Mas a filha disse: “A montanha tem cactus crescendo sobre ela. Quando nos abraçarmos, ficarei machucada. Pense em outra pessoa.” Então o santo foi até a montanha e lhe contou a história, e disse: “Pode me indicar outra pessoa?” E a montanha disse: “O único que é mais poderoso que eu é este pequeno camundongo que vive num buraco dentro de mim. Em mim ele fez seu ninho e não pude impedir, por isso deve ser mais poderoso que eu.”

Então o santo foi até o camundongo e disse: “Senhor Camundongo, tenho uma filha que deseja se casar e procura um marido. Pode me ajudar?” E o camundongo disse: “Sim, eu me caso com ela.” E o santo foi contar a sua filha, que pensou e disse: “Sim, eu desposarei o camundongo. Ele é muito bonito. Mas, pai, você pode fazer algo por mim? Transforme-me também num pequeno camundongo.”

Então o santo a transformou num pequeno camundongo. E ambos se casaram e viveram felizes na montanha. Esta história mostra que você deve viver de acordo com seu dharma (seu caminho). Se você tentar mudá-lo, passarão os anos e você fará todo tipo de erros e terá todo tipo de problemas. Qualquer que seja seu dharma, ele foi trazido por seu karma. Portanto não lute contra ele. Abençoe-o.

Isto é difícil de entender às vezes, pois dá a idéia de que, se você vive numa terrível condição, precisa ficar ali e não mudá-la. E isto é exatamente o que você deve fazer, pois você tem dentro de si os condicionamentos que estão no nível de sua experiência. Se você mudar seu meio ambiente ou condições, os samskaras ou condicionamentos que estão dentro o arrastarão de volta àquela posição com uma pessoa diferente, ou um meio diferente. E então vai passar pela mesma experiência, sempre.

Vemos um exemplo em pessoas que se divorciam, se casam, se divorciam e se casam. Elas sempre pensam que vão encontrar algo melhor. Mas sempre têm os mesmos problemas. Novas pessoas e os mesmos problemas. Por isso, se você tiver um casamento horrível, ou não vive com a pessoa que ama, não tente mudar isso, porque você ainda não se mudou. Simplesmente conheça a verdade. Trabalhe em si mesmo e nunca reaja à condição. Quando você começar a ver a verdade em si mesmo, automaticamente será levado pelo poder que sabe o que fazer, e você será colocado numa posição ou lugar onde deve estar naquele momento. E finalmente se libertará daquela condição.

Nunca ore a Deus para livrá-lo de seus problemas. Nunca ore a Deus para mudar sua vida e lhe dar algo melhor. Esta é uma oração errada. Se tiver que orar a Deus, ore para que Deus lhe dê a força e a sabedoria e a coragem de que você precisa para enfrentar a situação na qual você está. Esta é a oração correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário