7.5.16

A PAZ DO YOGA – A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram




Não se deve confundir inércia ou passividade sonolenta com calma. A quietude é um estado muito positivo; há uma paz positiva que não é o oposto de conflito – uma paz ativa, contagiosa, poderosa, que controla e acalma, que põe tudo em ordem, organiza.

Quando digo a alguém, “Seja calmo”, não estou dizendo “Vá dormir, seja inerte e passivo, e não faça nada”, longe disso! A verdadeira quietude é uma força muito grande. Aqueles que são realmente fortes, poderosos, são sempre muito calmos. É apenas o fraco que é agitado; quando a pessoa se torna verdadeiramente forte, ela fica calma, em paz, quieta, e possui o poder de suportar, encarar as ondas adversas que vêm descontroladas do exterior desejando perturbar a pessoa.

Essa verdadeira quietude é sempre um sinal de força. A calma pertence ao forte. E isso é verdadeiro mesmo no campo físico. Não sei se já observaram animais como leões, tigres, elefantes, mas é um fato que quando não estão em ação, estão sempre perfeitamente quietos. Um leão sentado e olhando para você sempre parece estar dizendo, “Oh, como você é inquieto!” Ele olha para você com tal ar calmo de sabedoria! E todo seu poder, energia, força física está ali, reunido, concentrado, e sem uma sombra de agitação, pronto para agir quando necessário.

Tenho visto pessoas, muitas pessoas, que não podiam sentar-se quietas por meia hora sem se inquietar. Tinham que mover um pé ou uma perna, ou um braço ou a cabeça; tinham que se agitar incessantemente o tempo todo, pois não tinham o poder ou a força para permanecer quietas.



Essa capacidade de permanecer quieto quando se quer, de reunir todas as suas energias e gastá-las como se deseja, completamente ou em parte quando se está em ação, com uma perfeita calma mesmo estando em ação – isso sempre é o sinal da força.

Pode ser força física ou força vital ou força mental. Mas se você estiver agitado, pode estar certo de que existe uma fraqueza em algum lugar de seu ser; e se sua inquietude é integral, é também uma fraqueza integral.

Então, se digo a alguém “Esteja quieto”, estou lhe dizendo, “Aquiete sua mente, não fique agitando sua cabeça, não se permita vários pensamentos, acalme-se.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário