13.8.13

A LUZ SUPRAMENTAL - A Mãe, do Sri Aurobindo Ashram


Pergunta: Por que a força divina perturba as pessoas?

Mãe: Porque é forte demais para elas. É como se estivessem no meio de um grande ciclone. Acontece às vezes que o vento é tão violento que você não consegue permanecer em pé – você tem de esperar e esperar até o vento terminar. Bem, as forças divinas são mil vezes mais fortes que um vento de ciclone. Se você não tiver uma receptividade muito grande, uma base extremamente sólida de calma, equanimidade e paz interior, elas vêm e o carregam embora como um furacão, e você não consegue resistir a elas.

Dá-se o mesmo com a luz; algumas pessoas sentem dor nos olhos quando olham diretamente para o sol e são obrigadas a colocar óculos escuros, porque a luz solar é forte demais para elas. Mas é apenas luz solar. Quando você for capaz de olhar a luz do mundo espiritual, ela aparecerá tão brilhante que a luz solar parecerá como que uma mancha escura. A pessoa deve ter olhos fortes e um cérebro sólido para suportar a luz supramental, ela deve estar bem preparada e ter uma base em algo extremamente calmo e vasto – e raramente há um em um milhão que esteja assim preparado.  

A maioria das pessoas ainda tem muito trabalho a fazer (praticando yoga), antes de estarem prontas. Conheci um rapaz na França que era um ótimo músico, costumava tocar violino admiravelmente. Mas seu cérebro não era muito forte, era apenas o forte suficiente para ajudá-lo em sua música, nada mais. Ele costumava freqüentar nossos encontros espirituais e, de repente, teve a experiência do infinito; no individual finito veio a experiência do infinito. Mas isto perturbou tanto o rapaz que ele não pôde aproveitar esta experiência! Nem mesmo podia tocar mais sua música. A experiência então teve de ser cessada porque era poderosa demais para ele. Este é um exemplo de quando a mente é fraca demais.
 

Nota: Às pessoas despreparadas, há inclusive o perigo de perderem a própria razão. Daí a importância da prática regular de alguma forma de yoga por anos, ou talvez encarnações, para adquirir um cérebro e sistema nervoso suficientemente fortes para receber o Divino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário