17.5.13

A NÃO-REAÇÃO III - Robert Adams



Digamos que você tem um amigo e está sempre discutindo com ele. Seu amigo tem um temperamento forte. E normalmente quando seu amigo fica violento, você também fica, e então vocês têm uma grande discussão e perdem a paciência um com o outro. Vocês se separam e ninguém venceu a discussão.

Então quando seu amigo volta em outro dia, e começa a discutir violentamente, desta vez você não responde. Você olha para ele, que está se identificando com o eu, e você não responde. O que você acha que vai acontecer? Seu amigo vai se desgastar, e percebendo que você não responde, sua ira ficará mais e mais fraca.

Na próxima vez que vocês se virem, ele pensará duas vezes antes de ficar irado e discutir, pois sabe que você não vai responder. Você se tornou a testemunha. Uma de duas coisas acontecerá: seu amigo vendo que você não discute mais vai parar de discutir com você e sair, e você não o verá mais, pois ele encontrará outra pessoa com quem discutir, ou ele se desculpará e se tornará seu verdadeiro amigo, mudando seu comportamento. E você fará o mesmo consigo mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário