31.5.14

FÉ NO GURU (um pequeno conto) - Swami Shivapadananda


Havia um pobre e inocente casal, esposo e esposa. Disseram a eles: “Se vocês tiverem um guru, chegarão a Deus”. Então eles perguntaram: “Mas onde podemos encontrar um guru? Onde podemos conseguir iluminação?” As pessoas disseram: “Procurem”.


E assim fizeram. Ambos procuraram e procuraram. Mas não podiam encontrar um guru. Então alguém disse: “Bem, seus pecados não serão lavados a menos que sejam iniciados”. Mas o pobre homem disse: “Como posso ter um guru?” A pessoa disse: “Amanhã de manhã, a primeira pessoa que você encontrar – tome-a como seu guru”.

Ele era um homem simples, queria um guru. Então na manhã seguinte ambos saíram caminhando pela rua. De repente encontraram um ladrão que corria da polícia. Eles se jogaram aos pés do ladrão e o ladrão gritou: “A polícia está vindo!”

E eles disseram: “Não, nós queremos iniciação de você.” O ladrão suplicou: “Me deixem, a polícia está vindo!” O ladrão estava desesperado para fugir e perguntou-lhes: “O que vocês querem de mim?” O homem respondeu: “Queremos Deus”.

O ladrão disse: “Feche seus olhos e sentem aqui, os dois. Vocês terão Deus.” O casal perguntou: “Nós teremos Deus? Tem certeza?” O ladrão: “Sim, terão Deus.” Então o ladrão voltou a correr, mas a polícia o pegou e colocou na cadeia.
Enquanto isso o casal não se moveu de lá. Diziam: “Devemos sentar e Deus virá”. E passaram por muitos problemas, mas não saíram daquele lugar.

E Vishnu, como sempre, foi forçado pela Mãe Lakshmi. Porque ela é cheia de amor e compaixão. Para sufocar um homem mundano, leve sua riqueza material. Mas para sufocar Deus, mostre compaixão. A Mãe é a personificação da compaixão, assim como outras deidades femininas. Então ela diz a Vishnu: “Vishnu, por favor, aquele homem está sofrendo. Vá e lhe dê seu darshan (graça da presença).”

Então o Senhor Vishnu aparece lá e diz: “Olhe, estou aqui." O pobre homem diz: “Quem é você?” O Senhor replica: “Sou Deus.” O homem diz: “Não venha dizer que você é Deus, quero que meu guru me diga. Do contrário, não vamos sair daqui.”

O Senhor diz: “Olhe, sou...”

“Não”, disse o homem, “se você é o Senhor,então digo que quero que meu guru me diga isso”. E o Senhor não sabia mais o que fazer. Vishnu o deixa e vai num sonho ao rei e diz: “Um certo homem, liberte-o por favor. Ele pode ter roubado alguma coisa, mas ele tem minha graça. Se você não libertá-lo, alguma coisa ruim acontecerá a você.”

O homem é liberto e o Senhor Vishnu o encontra na porta de saída da prisão. Assim que ele vê Vishnu, fica transformado por dentro. O Senhor o leva ao casal e o ladrão os acorda.

“Oh, gurudeva”, eles dizem, “uma pessoa esteve aqui e disse que era Deus”. O guru-ladrão diz: “Este aqui?”

“Sim”, eles dizem. “Sim, sim, ele é Deus”, ele responde. E o casal se prostra ao Senhor. Esta é a fé com a qual um devoto pode até salvar seu guru, se este for um pecador.

 

2 comentários:

  1. muito lindo este texto do guru-ladrão. mas por que deus ameaçou o rei quando lhe aparece em sonho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No passado, os reis eram muito poderosos e arrogantes. Se o Senhor se dirigisse a ele com bondade, é provável que diria ao acordar: “Foi um sonho bobo”, e não atenderia o pedido. Por isso o Senhor foi rigoroso com ele, para ele cumprir a vontade divina.

      Excluir