O alimento tem uma conexão direta e íntima com a mente e desempenha uma parte vital na composição da mente. Alimentos sátvicos (sattva=harmonia) acalmam a mente. Alimentos rajásicos (rajas=movimento) excitam a mente. Note a diferença na natureza entre o tigre que vive de carne e uma vaca que vive de grama.
O alimento exerce importante influência sobre a mente. Você pode ver isso claramente todo dia. É muito difícil controlar a mente após uma refeição pesada e rica. A mente corre, vagueia e pula como um macaco o tempo todo. O álcool causa tremenda excitação na mente.
O alimento desempenha um papel importante na meditação. Para propósitos de meditação, o alimento deve ser leve, sátvico e nutritivo. O alimento leve e sátvico, como as frutas, leite, grãos etc. o elevam espiritualmente.
Como a qualidade da mente depende da qualidade do alimento ingerido, é natural insistir num regime sátvico para aqueles aspirantes que querem praticar a meditação, ou chefes de família que desejam levar uma vida espiritualizada no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário