20.3.18

O CAMINHO DA AÇÃO - Swami Virajananda

Muitos pensam, “De que vale eu seguir o caminho da Ação ou do Serviço à humanidade? Que eu tente primeiro realizar a Deus segundo o caminho da Yoga e meditação dia e noite.”

Por acaso isto é possível? Se você tentar isto por alguns meses, você chegará a compreender que isto não é praticável. Como a mente será purificada a menos que trabalhe para o bem dos demais? A mente se tornará calma e pacífica antes de ser purificada? E se a mente não estiver imóvel e tranquila, será fácil meditar ou concentrar-se no Ideal?

É através do trabalho que se tem o verdadeiro teste e avaliação de si mesmo. Então se descobre as limitações de seus poderes e capacidades. É apenas através do trabalho [ação] que chega a conhecer quantos e quais são os defeitos e fraquezas da mente, quão forte é a atração e o apego pelos objetos mundanos, quanto egoísmo e quanta paciência e força existem e se estão gradualmente aumentando ou diminuindo. E é apenas através da ação e do Serviço que o mais fácil e eficaz remédio para estes defeitos deve ser encontrado.

Se o hábito do discernimento, introspecção e da autoanálise for cultivado, a mente gradualmente torna-se pura e sem desejos, o sentimento egoísta é destruído e o coração se enche de Amor Divino. Então não se considera o trabalho como trabalho e longe de ser uma causa da escravidão o trabalho torna-se um meio para a Liberação.

Ou seja, o trabalho é então transformado em adoração, nenhuma diferença é sentida entre o trabalho e a adoração de Deus, entre o serviço ao homem como divino e devoção a Ele. Isto apenas é a verdadeira Bhakti, ou amor por Deus. E o caminho mais natural para se atingi-lo é seguir o caminho da Karma Yoga, da ação sem apego.

Paramartha Prasanga - Swami Virajananda
  Swami Virajananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário