11.3.18

O CONTENTAMENTO - Swami Sivananda

Esteja absolutamente satisfeito com aquilo que Deus lhe deu. Por que Deus me deu este tipo de nariz? Nunca pense nas coisas que não são suas. Fique alegre com as coisas que possui. Esse é o truque da mente para mantê-lo sempre na tristeza e necessidade.

Você sempre fica cismando sobre as coisas que não tem e sobre as coisas que os outros têm. O chefe de um território pensa em se tornar rei. Um rei pensa em se tornar imperador. Um imperador pensa em conquistar o mundo.

A indigência da mente nunca pode ser satisfeita. Um imperador mundial pensa que deve tornar-se o Senhor dos Céus – Indra. E depois disso vai pensar em algo mais. Assim, desde o mais elevado Brahma, que é o Senhor da criação, só existe insatisfação. Mas um homem vestido em trapos, se estiver contente, é feliz.

Resultado de imagem para contentamento

Assim, esteja contente em qualquer posição que a vida o colocou. Quaisquer habilidades, quaisquer talentos que você possuir, qualquer coisa que obtiver para suas necessidades diárias, esteja contente. Assim terá a chave para a felicidade e a paz.

Outra coisa importante: quando você está feliz, toda rivalidade termina. Do contrário, você vai pensar, “Este homem tem o que eu não tenho”. Este tipo de inveja é criada em sua mente e se torna a causa de seu sofrimento. Mas quando existe contentamento, você é feliz. O espírito da rivalidade termina.

Da rivalidade vem a inveja, a competição, a hostilidade, e se você não puder ter o que outra pessoa tem, você no mínimo tentará privá-la do que ela tem e trazê-la a seu nível. A inveja humana é tal que, se você não puder chegar ao nível da outra pessoa, vai querer puxá-la para baixo. Tais pensamentos e ações se devem à ausência de contentamento.

Desse modo, o contentamento provoca um maravilhoso efeito purificador na mente. A mente se livra da hostilidade, da mesquinhez, e a reação que o contentamento produz sobre a mente tende a purificar a mente. Tenha serenidade, que é o pré-requisito essencial para pacificar a mente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário