20.12.16

YOGA E DINHEIRO – Swami Sivananda


A pessoa comete todo tipo de pecado e prejudica a outros, quando se esforça em conseguir os objetos desejados. Ela tem de colher o fruto de suas ações; daí que é trazida continuamente em seu ciclo de nascimentos e mortes.

Quanto mais objetos você possui, mais distante está de Deus. Sua mente sempre estará pensando e planejando como obter e guardar os objetos, como ganhar muito dinheiro e guardá-lo com segurança. Se os objetos adquiridos são perdidos, sua mente fica completamente perturbada.

Cuidados, preocupações, ansiedades e todo tipo de tormentos mentais aumentam com os objetos. Sem dúvida, é doloroso ganhar dinheiro. É mais doloroso guardar o dinheiro que foi ganho. É ainda mais doloroso se o dinheiro diminui. E é extremamente doloroso, se o dinheiro é perdido.

O dinheiro é a morada de todo tipo de dor. É por isso que na Índia um Sadhu ou um Sannyasin não possui nada. Em sua grande visão, ele também não possui seu corpo. Afirma constantemente, “O corpo não é meu; não sou o corpo.” Um verdadeiro Sannyasin é aquele que sente: “Não tenho corpo.” A renúncia traz consigo a Paz suprema.

É muito difícil ficar absolutamente sem desejos. Um sábio liberado ou um yogue realizado é inteiramente livre da mácula dos desejos, pois ele goza da bem-aventurança do Eu dentro de si.

O estudante de yoga não deve possuir muita riqueza, uma vez que ela o arrastará às tentações mundanas. No entanto, ele pode manter uma pequena quantia para as necessidades do corpo. A independência econômica é importante para um aspirante, porque o livra de ansiedades e o capacita a continuar suas práticas ininterruptamente.


Resultado de imagem para yoga e riqueza


Um comentário: