17.6.19

KUNDALINI – Jan Barendrecht




A expansão da consciência é simultânea à ascensão da Kundalini. Mais sensibilidade, visões, precognição, empatia são alguns de seus efeitos.

Como uma pessoa vai lidar com a subida da Kundalini depende inteiramente de sua própria perspectiva. Se a pessoa ficou face a face com a morte muitas vezes e não tem medo, isso é uma grande vantagem. Se a pessoa passou por fases difíceis na vida, durante as quais desejou sinceramente estar isento de todo sentimento, também é uma grande vantagem.

Kundalini não pode fazer mal quando não mais existe "desejo de viver e gozar a vida", quando todo condicionamento se foi.

Purohit Swami comenta:"Perguntei a um grande Mahatma o que despertaria a Kundalini e ele disse, ‘Renúncia’. É uma terrível experiência quando a Kundalini desperta. No primeiro dia que ela acendeu seu fogo em mim, pensei que ia morrer, todo o corpo ficou como que em chamas, a mente ficou em pedaços, os ossos pareciam estar sendo esmagados, eu não entendia o que estava acontecendo. Durante esse período, não conseguia me sentar, deitava-me na cama e repetia o nome do Senhor Dattatreya".


Os estágios da Kundalini:
1 – Começam sensações queimantes no segundo chakra
2 – Sente-se perfurar o chakra do coração
3 – Ela alcança o chakra do topo da cabeça. O fenômeno elétrico que acompanha esse evento causa a sensação de parada cardíaca. Nesse estágio parece que o ego nunca existiu. OM é experimentado.
4 – A Kundalini desce ao centro do coração espiritual (do lado direito do peito, que não é o chakra cardíaco). A pessoa permanece em constante samadhi.

Acredito que a Kundalini não seja uma experiência má para todos. O despertar da Kundalini não é a meta final, mas apenas uma meta intermediária. Vários yogues tiveram sua Kundalini despertada, com consequências até piores do que as mencionadas, mas a suportaram pacientemente, conhecendo a meta real por trás.

Kundalini é uma experiência individual que vai diferir para cada pessoa. No caminho da devoção, o chakra do coração se abre primeiro, mas deve haver pureza. Nesse caminho o despertar é uma experiência agradável e bem-aventurada.

Resultado de imagem para KUNDALINI

Também a pessoa pode ter experiências com a subida de prana (energia vital). Esse não é o despertar da Kundalini, mas sim energia sexual transmutada. Os vários chakras estão conectados com a mente consciente e inconsciente. Como a autoentrega a Deus ‘liquefaz’ o inconsciente, o prana flui como água por um canal reto. Apenas os nós dos chakras são percebidos como resistência.

As pessoas que não possuem a estrutura mental adequada podem perder o autocontrole, por não serem capazes de resistir à força do inconsciente se expressando. Apenas aqueles com suficiente inteligência para entender sua condição podem ser adequadamente ajudados, desde que quem ajude seja um yogue realizado.

Durante milênios, o conhecimento da Kundalini esteve disponível em muitas culturas. Mas a sociedade atual tem prioridades erradas e como resultado paga um algo preço por sua ignorância.

Se a mente e os canais sutis (nadis) são purificados, se os motivos do praticante são sinceros, a Kundalini irá ascender como uma chama quase invisível; o calor será imenso, mas a pessoa apenas perceberá que os nós de shushumna estão sendo perfurados. Sob estas condições, a experiência com a Kundalini é uma grande alegria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário