14.12.18

PARA APRENDER A MEDITAÇÃO – Paul Brunton


 
A única maneira de aprender a meditar é praticar e continuar praticando. Isso requer retiro diário da rotina e das atividades, de mais ou menos 45 minutos se possível, e a prática de algum exercício regularmente.

O tipo de meditação depende do apelo pessoal, se ele desperta seu interesse e prende sua atenção. Após encontrado o exercício adequado, deve haver um esforço para afastar o mundo exterior dos cinco sentidos, suas impressões e imagens, e para manter a linha de meditação.

A meditação deve começar acalmando-se os sentidos físicos, e para conseguir a quietude mental deve-se colocar o corpo em posição confortável. O primeiro sinal de sucesso é um sentimento de leveza no corpo, de dormência nas pernas e mãos, como se as mesmas não tivessem peso. Depois disso, o segundo estágio começa, onde uma profunda e intensa absorção na mente é conseguida e o corpo é esquecido. Um sentimento prazeroso de relaxamento vem sobre o corpo. Com o tempo, os braços ficam tão flexíveis quanto um cordão e as pernas ficam dormentes. Num nível mais profundo, os pés e as pernas parecem sair da área consciente, a área consciente parece confinada à cabeça e ao peito. Nenhum som é ouvido do mundo exterior.

 


A pessoa levará anos nesse segundo estágio, que possui seus próprios benefícios. É um estágio valioso e necessário, embora seja o produto do intelecto concentrado. Aí a pessoa se prepara para o próximo estágio e remove os obstáculos à sua entrada.

A meditação tem de se tornar muito intensa e profunda, antes que o segundo estágio possa ser deixado para trás. Quando os pensamentos se aquietam totalmente e o corpo se torna imóvel, o segundo estágio terminou.

Na fronteira do terceiro estágio, o esforço é abandonado e apenas uma entrega passiva ao Eu Superior é necessária. A mente então é capaz de repousar em si mesma. E o terceiro estágio, quando surge, ele como que agarra e engole a pessoa.

A tentação de parar no meio do caminho, de estar satisfeito com o que foi conseguido, se apresentará insistentemente toda vez que a pessoa sentar-se para meditar. Esta é uma das razões do por que tão poucas pessoas alcançam a meta final da iluminação, que é obtida no quarto estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário