4.2.19

ANÁHATA SÁDHANA – Sadhguru



O chakra anahata é geralmente simbolizado por dois triângulos cruzados, formando uma estrela de seis pontas com um ponto no centro. Isto é um simbolismo de como os três chakras inferiores e os três chakras superiores se fundem nesse ponto de certo modo. Significa que anahata tem seis qualidades em uma.

Muitas culturas usam esse simbolismo com muitas conotações diferentes, mas essencialmente ele descreve bem desse encontro do triângulo que se move para cima e o triângulo voltado para baixo. O triângulo voltado para cima indica que, fundamentalmente, toda criatura está tentando elevar-se de certo modo, seja qual for seu entendimento de elevar-se.

A necessidade natural de se elevar

Um verme pode querer subir numa árvore. Um pássaro pode querer elevar-se no céu. Um ser humano pode querer ficar rico, famoso e poderoso, ou ficar iluminado. Tudo isso são esforços para elevar-se. Esta é a natureza da criação – toda criatura está tentando alcançar seu potencial pleno. Alguns o fazem conscientemente, a maioria o faz inconscientemente, mas todos estão tentando elevar-se.

Talvez você pense que um homem que corre atrás do dinheiro não é bom. Mas ele também está tentando elevar-se pela escada que encontrou. No momento sua escada é o dinheiro. Para você talvez a escada seja a energia, a experiência ou outra coisa. Outra pessoa pode achar que sua escada é a emoção. Pessoas diferentes podem pensar ou usar meios diferentes, mas toda criatura, humana ou não, está tentando elevar-se. Essa é a natureza da vida e da criação.

Essa necessidade de elevar-se vem porque você vive sobre a terra, está preso a um lugar, e assim pensa que, de todas as direções, subir é a melhor.

Possibilidades e perigos

Anahata é um lugar onde ambos os triângulos estão em intersecção, formando uma figura de seis pontas com um ponto central. Isso significa que ele tem muitas possibilidades num lugar. Se há possibilidades demais num lugar, a maior parte das pessoas perdem todas as possibilidades. Há muitas coisas acontecendo ali, assim se as pessoas prestarem atenção a essas coisas, podem acabar sem realizar nada, pois ficam muito entretidas!

Em anahata, existem muitas escolhas. Sempre evito colocar as pessoas nas práticas de anahata, exceto algumas, porque há muitas escolhas e muita confusão. Para realizar as práticas de anahata, duas coisas são necessárias: doçura de emoção e absoluta firmeza de intelecto. Intelecto significa discernimento; deve haver discernimento entre o que é real e o que não é real, o que é memória e o que é imaginação, o que é experiência e o que são invenções psicológicas.

Sem esse discernimento, anahata não é um lugar para se ir, porque é um lugar onde você pode ouvir ou ver coisas que podem enlouquecer até mesmo uma pessoa razoavelmente estável. Quem tem, de qualquer modo, a tendência de ir nessa direção, irá até o fim.

Anahata – o som sem ressonância

A palavra anahata significa um som sem ressonância. A maior parte dos sons no planeta acontece porque algo se choca com algo. Esse é um som sem colisão – se você simplesmente se sentar em silêncio, todo tipo de som vai aparecer, cento e oito variedades diferentes desses sons já foram identificados. Baseando-se nisso, diferentes deidades na cultura indiana foram associadas a diferentes sons. Por exemplo, se você diz “Shiva,” o som é um damaru (tambor usado na música indiana). 

Quando você chega a anahata, ou quando sua energia é dominante em anahata, você começa a ouvir sons que até então não podia ouvir. O som de um sino, de um tambor, ou de um instrumento de vento como a flauta – este tipo de coisas começa a acontecer. Você começa a ouvir ou perceber a linguagem dos pássaros, dos animais, da terra e da atmosfera. Ouvir essas coisas vem de anahata.

Ouvir coisas é também considerado um sinal de desequilíbrio psicológico, e é. As pessoas consideradas psicologicamente desequilibradas podem tornar-se receptivas de certo modo. Algo pode ser bom, mas tornar-se mau se a pessoa não está preparada para aquilo.

É por isso que antes de ouvir algo, seu discernimento deve ser claro como o cristal e sua emoção deve ser doce.Sem um sentido constante de doçura da emoção, há muitas coisas que você não pode fazer. Sem doçura da emoção, você se nega o universo, inclusive tudo aqui neste planeta. Apenas se você conseguir que sua emoção se torne doce, poderá realizar diferentes explorações. De outro modo, se você for a anahata e ver ou ouvir algo que não conhece, pode ficar amedrontado. Para as pessoas ignorantes, tocar anahata – onde de repente algo do interior acontece e as imagens surgem – pode ser uma experiência aterrorizante.

Deidades ferozes e Anahata

Na ciência do yoga, há uma dimensão chamada tantra yoga. Um aspecto importante do tantra é que os yogues tântricos criam suas próprias deidades – criam uma certa forma feita de energia e a tornam viva. Essa forma – que pode ser ele ou ela – caminha com o yogue o tempo todo. É por isso que ele não precisa de nenhuma companhia e não se casa, porque tem companhia constante. Geralmente, esses yogues criam formas femininas com atributos terríveis.

Talvez você tenha visto imagens de Rákini, Dákini, Chinnamasta, Káli – essas são todas manifestações femininas terríveis. Uma razão pela qual eles criam essas imagens é porque quiseram que elas fossem dessa forma. Quiseram alguém próximo a eles por quem não se sentissem atraídos por causa da beleza física ou seja o que for. Outra razão é porque talvez não tenham sido habilidosos na criação dessas imagens e elas ficaram com tal aspecto.

Seja pela razão que for, criaram essas formas. Os yogues tântricos que as criaram há muito já se foram deste mundo. Cumpriram o propósito para o qual criaram essas deidades, e as deixaram soltas. Muitas dessas formas ainda estão por aí e há pessoas que ainda fazem uso delas.

Imagem relacionada  Rákini Devi

Se você tocar seu anahata, essas formas acham que foi tocado um sino de boas vindas e tendem a aproximar-se de você. Se elas se aproximarem, você ficará aterrorizado, simplesmente porque não se parecem com você.

Suponha que alguém tenha dois buracos em vez de um nariz – olhando para essa pessoa você ficaria aterrorizado. Quando você está nesse estado mental, não deve entrar em anahata, porque isso trará diferentes tipos de formas sutis. Anahata tem o poder de criação; é aqui que um ser humano pode criar.

Quando você toca essa dimensão, tais formas serão atraídas a você. Antes que apareçam a arte, a música etc., essas formas sutis da criação virão a você, porque são as mais leves formas da existência – elas têm menos inércia. Kali virá a você. Algumas pessoas passam suas vidas inteiras querendo ver Kali, mas se ela vem em seu sonho, você terá que lavar sua cama amanhã!

Isso tem acontecido a muitas pessoas, pessoas que pensaram que eram perfeitamente normais e corajosas o bastante para explorar coisas diferentes – uma pequena coisa acontece e elas estão acabadas para toda a vida.

Se você deixar anahata, terminará naturalmente em vishuddhi. Vishuddhi é o centro do oculto. Se você quer dominar o oculto, deve primeiro chegar a um acordo com outros tipos de seres que não se parecem com você. Qualquer um que não se pareça com você lhe parecerá estranho. Kali, Chinnamasta, Dakini, Lakini começarão a vir. É uma oportunidade maravilhosa, mas se você não tiver a doçura de emoção necessária e a agudeza do intelecto, isso pode se tornar uma experiência terrível que poderá quebrar sua mente.

O dilema dos tempos

Se todo dia, algo estranho aparecesse em seu sonho, para não dizer na vida real, muitas pessoas ficariam com a mente desequilibrada, porque não têm de qualquer modo uma mente muito consistente. Não estou dizendo isso para ser sarcástico.

Particularmente a educação moderna tem feito à humanidade um grande desserviço por não trabalhar a mente, apenas a memória.O foco dos sistemas educacionais modernos é fabricar um produto que se ajustará em algum lugar na máquina econômica, eles não tentam produzir um grande ser humano.

Resultado de imagem para sadhguru

A sociedade não está interessada em grandes seres humanos porque eles talvez não sigam as instruções. Eles podem não se ajustar ao meio social. Muitos dos que demonstraram algum sinal de grandeza foram mortos no passado, porque o medíocre é seguro, mas a grandeza pode colocar as coisas de cabeça para baixo.

Atualmente, a mente humana não está sendo desenvolvida para lidar com doçura de emoção e agudeza de intelecto juntas. O mais comum é que pessoas que têm uma mente razoavelmente aguda estão num estado emocional amargo dentro de si mesmas. Você vê muito poucas pessoas com uma mente aguda e doçura de emoção. Os que têm uma mente aguda acham que têm de ferir todo mundo. Os que têm doçura de emoção são considerados tolos. Se você tem intelecto agudo, não é doce emocionalmente. Se você é doce emocionalmente, é considerado um tolo.

Anahata é um lugar fantástico, mas no mundo atual, fazer as pessoas desenvolverem o intelecto e tornarem doces suas emoções é muito difícil.

As práticas de Anahata requerem equilíbrio

Certas tradições veem a entrada em anahata como o encontro de duas dimensões da própria pessoa. Outras, que são de natureza mais tântrica, veem isso como um ser humano encontrando seu potencial divino em anahata.

Anahata é um lugar tremendo, mas pode se tornar terrível se você não estiver preparado para ele. O coração do universo deve ser um lugar tremendo, mas você está pronto para ir ali? Seu sistema precisa estar equipado para chegar ali.


Um comentário:

  1. A mente tem que amar a toda criação, para contemplar com entendimento o amor da criação

    ResponderExcluir