23.11.12

PRÁTICA ESPIRITUAL - Swami Vivekananda


Nisto está a diferença entre o homem e os animais – o homem tem um poder maior de concentração. A diferença no poder de concentração também constitui a diferença entre um e outro homem.


De todas as energias que existem no corpo humano, a mais elevada é OJAS. Esta OJAS é armazenada no cérebro, e quanto mais OJAS haja na cabeça de um homem, mais poderoso ele é, mais intelectual, mais espiritualmente forte. Um homem pode falar bonita linguagem e bonitos pensamentos, mas eles não impressionam as pessoas. Um outro homem não fala nem bonita linguagem nem bonitos pensamentos, ainda assim suas palavras encantam. Cada movimento seu é poderoso. Este é o poder de OJAS.


Todo pensamento bom, toda oração, transforma parte da energia animal em OJAS.

A energia muscular é transformada em OJAS. A energia sexual, quando controlada, facilmente se transforma em OJAS. O yogi tenta tirar toda esta energia sexual do Muladhara e convertê-la em OJAS. Se o homem não é casto, a espiritualidade vai-se embora; ele perde vigor mental e força moral. Deve haver perfeita castidade, em pensamento, palavra e ação.


Em bhakti, coração e nervos tornam-se suaves, delicados. Em jnana, correntes de ferro, austeridade, firmeza adamantina.


Manifeste a divindade interior e tudo será harmoniosamente arranjado ao redor.


Com o japa de OM o poder introspectivo se manifesta cada vez mais e os obstáculos mentais e físicos começam a desvanecer-se (doença, preguiça mental, dúvida, apego a prazeres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário