24.11.12

YOGANANDA - ENSINAMENTOS


A caridade escraviza as pessoas. Compartir a sabedoria, capacitando-as a ajudar a si mesmas, é superior.


Encare o medo de frente, e ele deixará de perturbá-lo.

O homem pode ser compelido a eliminar criaturas nocivas. Mas não se encontra sob compulsão para sentir raiva ou hostilidade.

Yama e Niyama são necessários antes de pranayama. Yama: não ofender ou prejudicar, falar a verdade, não roubar, castidade, não ambicionar o que é alheio. Niyama: pureza física e mental, contentamento, estudo e devoção.

Vence o temor pela coragem e pela fé.

Destrua a ira que infelicita a ti e aos que te rodeiam.

Imagem relacionada  Yogananda e seu guru

Se castigas teus filhos, ao invés de raciocinar com eles, perderás sua confiança. Explica teu ponto de vista só uma vez, e depois guarda silêncio; deixa-os colher suas próprias pequenas dores, que os ensinarão a discernir mais rápido que qualquer conselho.

A vontade, projetada do olho espiritual, irradia o pensamento. O sentimento, concentrado no coração, capacita a captar as mensagens de outras pessoas, próximas ou distantes. A razão e o entendimento concentram-se no bulbo raquídeo.

O pai educa o filho pela razão e força, a mãe pelo sentimento e ternura. Às vezes convém a austeridade, outras o amor. Ambos são necessários para o equilíbrio.

Esquece o passado. A conduta humana é sempre indigna de confiança enquanto não se está afiançado na divindade.

Se lês uma hora, escreve duas e reflete três.

Ao fracassar, analise cada fator para eliminar a possibilidade de repetir os mesmos erros. Não importa quantas vezes você fracassou, tente uma vez mais.


A natureza é a manifestação divina como Mãe, pródiga em beleza, doçura, bondade e ternura. As flores perfumadas, o riso das águas que fluem, a fecundidade da terra, o desenvolvimento das plantas e dos seres, o amor de toda criatura para com seus filhotes, o bosque, a montanha, o céu azul, a areia branca, o mar refulgente; vendo isto, uma profunda ternura surge em nosso interior.

Imagem relacionada  Yogananda quando jovem

Sattva (harmonia espiritual) é manifestado quando a consciência permanece centrada em ajna (chakra da testa). Rajas (atividade física e mental) quando a mente está em anáhata (chakra do coração). Tamas (inércia, escuridão) quando a mente está nos três centros inferiores (muladhara, svadhisthana e manipura).

Fosse qual fosse o problema do discípulo, o guru aconselhava kriya yoga como solução.


Pranayama, o sentimento, o amor, a razão, o pensamento, a oração, as boas obras, a adoração e o sonho consciente invertem o fluxo vital (isto é, dirigem a energia sexual ao cérebro).

Em momentos de excitação sexual, respire inalando e exalando profundamente, de seis a quinze vezes (para voltar a dominar-se).

Fixidez de atenção depende de respiração lenta. Respiração rápida, superficial e irregular acompanha estados emotivos prejudiciais: medo, luxúria, raiva.


Conservem seus poderes. Ânsias sensuais renovadas diariamente arruínam sua paz íntima. Passeiem como um leão do autodomínio.

Os gozos dos sentidos são seguidos pela saciedade e descontentamento.

  Yogananda


Nenhum comentário:

Postar um comentário