24.3.13

EVOLUÇÃO E LIBERAÇÃO - J. Krishnamurti

Pergunta: Dizem que com sua vinda, a evolução seria apressada em todos os seres e que o número de iniciados no mundo será rapidamente aumentado. Mas você nos diz que estes estágios no Caminho não são essenciais e que a liberação pode ser conseguida em qualquer estágio de evolução.

KRISHNAMURTI: Eu digo que a liberação pode ser obtida em qualquer estágio de evolução pelo homem que entende e que adorar os estágios, como você faz, não é essencial. Assim como você tem esnobismo no mundo, e se dá grande importância a títulos aristocráticos, do mesmo modo você tem esnobismo espiritual; não há muita diferença entre os dois. Por isso você deve desenvolver seu entendimento e seu desejo de liberação, e esquecer todos os estágios e as pessoas que estão nesses estágios. Qual é o valor disso para você?
Porque você perdeu de vista a meta da vida, porque você não deseja urgentemente, vitalmente e fortemente obtê-la, estes estágios, com seus rótulos, te prendem e mantêm em escravidão. Você segura um brinquedo em frente de uma criança para encorajá-la a andar e a criança que é sábia não adora o brinquedo, porque seu desejo é caminhar. Vocês não são mais crianças. Ainda assim estão venerando um brinquedo. Eu vos digo que a vida é séria demais para que se possa brincar com ela, e como eu disse, chegou o tempo em que precisamos decidir se vamos ser como crianças que admiram brinquedos ou homens e mulheres crescidos que deixarão de lado todas as coisas infantis a fim de encontrar a Verdade. Encontrar a Verdade dependerá de vós mesmos e de ninguém mais. Se eu destruísse todas vossas muletas atuais, vós inventaríeis outras idéias fantásticas. Direis que não acredito em todas estas coisas. Nem acredito nem desacredito. Para mim elas têm bem pouco valor comparadas à mais preciosa joia do mundo, que é a Vida.
Você pode obter a liberação em qualquer estágio de evolução se tiver um queimante desejo de obter, se desejar colocar de lado as coisas não essenciais e apegar-se às coisas que são vitais, essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário