15.3.13

OS GRANDES PERÍODOS EVOLUTIVOS - Frat. Rosacruz


Em cada reencarnação do Espírito Planetário da Terra, evoluiu uma humanidade diferente; e cada um destes grandes períodos de tempo, no qual se formou e se extinguiu um planeta, recebe um nome diferente. Daí que temos:
  1. O Período de Saturno, onde se desenvolveu uma humanidade que atualmente são os Senhores da Mente. Os Senhores da Mente, que São Paulo chama de "Poderes das Trevas" porque foram a humanidade do tenebroso Período de Saturno, quando o sistema solar estava recém saindo do Caos, ainda estão conosco, mas trabalham unicamente com o homem.

  2. O Período Solar, cuja humanidade é hoje os Arcanjos; trabalham atualmente como auxiliares dos espíritos grupos dos animais e como Espíritos de Raça da nossa humanidade.

  3. O Período Lunar, cuja humanidade é hoje os Anjos; são a classe mais recente e portanto menos evoluída entre os guias de nossa humanidade. Trabalham com os homens, os animais e os vegetais. Os Anjos são auxiliares das funções vitais, como a assimilação, o crescimento e a propagação no reino vegetal, e em sua obra sobre a humanidade são os espíritos familiares. Eles aumentam a família, enchem os celeiros e aumentam as produções do homem.

  4. O Período Terrestre, o nosso, gerou a humanidade atual. O homem, que é um pouco inferior aos Anjos, trabalha com os minerais do mundo físico. Ele é para os minerais o que os Seres Superiores são para nós, uma vez que em seu trabalho com os minerais está despertando a vida neles, trabalhando-os e convertendo-os em casas, pontes, objetos etc.
Numa encarnação futura da Terra, quando esses minerais tenham se convertido em vegetais, o homem aprenderá a trabalhar com a vida e então se encontrará em situação parecida à que os Anjos ocupam agora. De modo que há uma progressão infinita, sempre os superiores ajudando aos inferiores, até que todos tenhamos alcançado a perfeição.
 
Podemos dizer que os Arcanjos trabalham com as nações e as raças da Terra, enquanto que os Anjos se relacionam particularmente com as famílias e com os indivíduos da família.

 
Max Heindel - fundador da Fraternidade Rosacruz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário