Quando houver concentração profunda, você se sentirá inebriado e experimentará uma grande alegria e paz. Você se esquecerá do corpo e de onde está. Todo o prana será concentrado na cabeça.
O pranayama (controle da respiração) remove rajas (atividade) e tamas (inércia) que envolvem sattva (harmonia) na mente. Ele purifica os nervos e torna a mente estável e firme, preparando-a para a concentração.
Os principiantes terão contrações durante a meditação. Podem ocorrer movimentos espasmódicos da cabeça, pés, mãos, braços, antebraços e tronco. Em razão disso, as pessoas tímidas ficam alarmadas sem necessidade.
Com a meditação, novos caminhos são formados no cérebro e no pensamento, por essa razão os músculos se agitam um pouco.
Os prazeres mundanos criam o desejo de mais prazeres. E com isso a mente fica muito inquieta, não há satisfação nem paz mental.
Remova o rajas e tamas da mente por pranayama, japa (repetição do mantra), vichara e bhákti. Saiba que você está progredindo no yoga e que o sattva está aumentando, se se sentir sempre animado e sua mente concentrada.
Se sentir dor de cabeça ao concentrar-se no trikúti (entre as duas sobrancelhas), desista de vez da prática. Concentre-se no coração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário