Persevere num centro de concentração. Se você se concentrar no coração, permaneça nele. Nunca mude. Se você for discípulo de um guru, ele selecionará um centro de concentração para você. Se você for uma pessoa que confia em si, você mesmo pode escolher esse centro.
Sente-se no chão sobre uma manta com as pernas cruzadas (ou ainda numa cadeira em que a coluna fique ereta), no seu quarto de meditação. Leve os olhos suavemente para o espaço entre as sobrancelhas (ajna chakra). Pratique suavemente esse olhar fixo por alguns minutos, enquanto se sentir confortável. Não deve haver o menor abuso nesse exercício.
Quem deseja adquirir Ananda (bem-aventurança), deve se concentrar no coração (anáhata chakra).
Um hatha yoguin concentra sua mente no Sushumna nadi ou noutro centro específico ou chakra. Quem se concentra em ajna chakra, domina automaticamente todos os outros centros inferiores.
Quando houver concentração profunda, você se sentirá inebriado e experimentará uma grande alegria. Você se esquecerá do corpo e de onde você está. Todo o Prana será concentrado em sua cabeça.
O pranayama, ou controle da respiração, removerá o véu de tamas (inércia) e rajas (atividade) que envolvem o sattva (harmonia) de sua mente. O pranayama purifica os nervos e a mente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário