As pessoas comuns perdem seu equilíbrio até mesmo por coisas insignificantes. Elas ficam irritadas e perdem seu autocontrole rapidamente. Energia é desperdiçada quando a pessoa perde o autocontrole. Aqueles que querem desenvolver uma mente equilibrada devem desenvolver a discriminação e praticar o celibato e a concentração. Quem desperdiça seu sêmen fica irritado muito frequentemente.
O controle e a concentração mental são muito difíceis de conseguir. O yogue Thayumanavar em inimitável poema “Tejomayanandam” escreveu belos versos sobre a dificuldade de controlar a mente:
“Você pode controlar um elefante louco
Pode fechar a boca do urso e do tigre
Pode montar o leão
Pode brincar com a cobra
Pode aumentar seu tempo de vida através da alquimia
Pode viajar incógnito pelo universo
Pode fazer vassalos dos deuses
Pode ser sempre jovem
Pode caminhar sobre a água
Pode caminhar sobre o fogo
Pode conseguir todos os poderes, sentado em seu lar
Mas obter a quietude pelo controle da mente é raro e difícil”.
O controle dos sentidos não é trabalho de um dia. Demanda paciência e práticas espirituais por longo tempo. Controlar os sentidos é controlar a mente. As pessoas mundanas são escravas de seus sentidos, embora sejam educadas, possuam imensa riqueza e tenham poder executivo.
As pessoas estão imersas na materialidade. Correm loucamente atrás de dinheiro e sexo. Não têm tempo de pensar em Deus e em coisas espirituais. O sol amanhece e a mente corre novamente em seus velhos sulcos do comer, beber, divertir-se e dormir. O dia passa. Desse modo a vida toda passa. Não há nem desenvolvimento moral nem progresso espiritual.
A prática do auto-aperfeiçoamento demanda paciência, tenacidade, vontade de ferro, intelecto sutil e coragem. Mas a recompensa é imensa. É a Imortalidade, a Paz Suprema e a Bem-Aventurança Infinita!

Nenhum comentário:
Postar um comentário