10.6.16

OS ATALHOS NA VIDA ESPIRITUAL – Elisabeth Haich




Somente quem tem a válvula dos centros nervosos superiores aberta, permitindo assim a ascensão da energia sexual a eles, está apto para uma vida abstêmia feliz e sem as conseqüências patológicas da repressão, e pode usufruir as recompensas excepcionais e os valores inestimáveis desta maneira de vida.

A repressão é exatamente o que ele evita; e usa preferentemente seu poder de uma forma espiritual mais elevada que rende uma felicidade incomparavelmente maior do que a que teria se gastasse tal poder fisicamente como energia sexual.

Porém, somente as pessoas altamente evoluídas correm o risco de cair em vida dissoluta. O perigo inerente ao conhecimento e capacidade adquiridos é que as habilidades conscientes podem ser usadas de duas maneiras – certa e errada. Em vez de transmutar a energia sexual em sua forma superior, em poder criador espiritual, pode usá-la como magia negra, isto é, transformando os poderes espirituais em energia sexual, dirigindo-os para baixo e identificando-os com o corpo.

Por isso é importante que os chakras superiores sejam estimulados e ativados por etapas, porque somente assim há um desenvolvimento da força moral da pessoa, protegendo-a desse modo de todas as aberrações.

Determinados caminhos do yoga envolvem esse risco. Dentre eles, as chamadas Kundaliní Yoga e Tantra Yoga. Nestes caminhos, os chakras cerebrais superiores são despertados por métodos drásticos, ignorando-se a possibilidade de gradativo desenvolvimento orgânico, espiritual, mental e físico, que é relativamente mais lento, porém, absolutamente seguro para o yogue.

Eis porque o guru autêntico tem sempre cautela com os discípulos. Somente os charlatões se imiscuem inescrupulosamente com estas formas mago-criadoras elevadas, irresistíveis e onipenetrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário