Pergunta: A maconha é um caminho para a iluminação? Afinal, supõe-se que Shiva tenha fumado.
Sadhguru: Se você olhar em meus olhos de perto, verá que estou sempre inebriado. Muitas vezes aconteceu que pessoas que estavam fumando maconha nos Himalayas e em outros lugares me convidaram para juntar-me a eles porque pensaram que eu era um fumante. Nunca toquei nessa substância.
Para mim, a coisa mais importante é viver uma vida clara como o cristal. Ficar com a mente nebulosa com maconha não é viver. Quando você está doente e morrendo, a vida se torna nebulosa e obscura. Quando você está ativo, a claridade é a coisa mais importante. E a claridade pode ser inebriante.
Se você se senta sentindo-se plenamente vivo, alerta e inebriado sem qualquer estímulo externo, então um elemento de Shiva veio a você. Se você puder sentar-se sentindo-se plenamente alerta, é assim que a vida se torna inebriante, não fumando ervas. Deixe as ervas para as vacas. Seres humanos podem fazer coisas melhores.
Usando qualquer tipo de tóxico – álcool, drogas ou seja o que for – de certa maneira você está diminuindo sua capacidade humana. Essas coisas diminuem você como ser humano.
Observe aqueles que geralmente fumam maconha. Quando estão intoxicados, parecem estar em paz. Mas se você não lhes dá a substância por dois dias, verá como ficam irritadiços. Você pode estar em paz quando sua mente fica nebulosa com a maconha, mas essa paz não tem nenhum valor.
Se você usa qualquer tipo de substância externa, algo dentro de você encolhe. Mas se você fica inebriado interiormente com a meditação, algo dentro de você melhora e se expande. Essa é a grande diferença.
Milhões de anos de evolução trouxeram o ser humano ao nível atual de funcionamento cerebral. Mas você não sabe lidar com essa capacidade e quer fumar maconha para ficar com a mente obscura. Com certeza, é um passo para trás. Não há nada espiritual nisso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário