9.3.17

O KARMA COMO AGENTE DA EVOLUÇÃO – Ramatis

No caminho da evolução espiritual, a Lei Cármica encarrega-se de indicar o caminho certo ao viajante despreocupado e teimoso, corrigindo os desvios que o retardam no caminho da angelitude.

Desde o princípio do mundo o Criador tem enviado aos homens instrutores espirituais, que encarnam em todas as latitudes geográficas e entre os povos mais exóticos do orbe terráqueo, dando-lhes em linguagem pátria e acessível a todo entendimento as rotas exatas do caminho certo e das realizações ascensionais do espírito.

Eles têm aconselhado tudo o que se deve fazer em todos os momentos de angústias e complicações humanas, apontando os labirintos ilusórios e afastando as sombras perturbadoras. Hão deixado sobre a Terra ensinamentos de todos os matizes e em todas as línguas, nos moldes mais científicos ou nas asas da poesia mais pitoresca, tudo de conformidade com a ética divina e a legislação da verdadeira e definitiva pátria espiritual.

Nenhum povo e nenhuma criatura deixou de ser atendida, pois cada homem é o prolongamento de uma extensa cadeia de renascimentos em que, através de várias raças, ambientes e oportunidades diferentes, o seu espírito trava conhecimento com todas as formas de doutrinas e ensinamentos ministrados pela pedagogia sideral, a fim de desenvolver em si mesmo o sentido da universalidade e a definitiva consciência de sua imortalidade.

Hermes foi insigne instrutor dos povos egípcios, ofertando-lhes em linguagem entendível, mesclado de ciência, filosofia e devoção, o conhecimento da imortalidade da alma; Moisés consolidou a idéia do Deus único entre os hebreus; Confúcio, em pitoresca linguagem impregnada da poesia dos povos orientais, completou para os chineses o trabalho já iniciado por Fo-Hi e Lao-Tse, ensinando o culto à família, aos antepassados e o ciclo dos renascimentos; Zoroastro integrou-se na psicologia dos persas e pregou ensinamentos morais de extraordinária beleza espiritual; Buda abrangeu a Ásia, e milhões de budistas aprenderam o que deveriam fazer para a sua ascensão definitiva aos páramos divinos.

Finalmente Jesus, o inconfundível Instrutor Maior, sintetizou todos os princípios de elevada moral que antes de si foram espalhados para a salvação espiritual do homem, iluminando o orbe com as luzes definitivas do Evangelho!

Recentemente, a bondade do Senhor dos Mundos ainda vos enviou Allan Kardec, que simplificou carinhosamente todo o conhecimento oculto provindo dos templos iniciáticos e codificou o Espiritismo, oferecendo então moderno e adequado veículo doutrinário de êxito espiritual, com um programa prático, lógico, sensato e facilmente acessível às massas espiritualmente incultas do Ocidente.

A Lei Cármica não é punitiva para o espírito; este é que causa sofrimentos a si mesmo quando contraria as funções educativas, qual a criança que queima a mão no fogo, não porque este seja vingativo e castigue, mas apenas porque é um comburente.

Na essência de Deus não há cogitação de culpa nem deméritos, com relação às suas criaturas; é a Lei equânime e sábia que, no exercício do próprio Bem, apanha os retardatários ou rebeldes que estacionam à margem dos caminhos da vida ilusória da matéria e então os coloca novamente no curso da mais breve ventura sideral.


Resultado de imagem para karma



Nenhum comentário:

Postar um comentário