25.1.13

PRANAYAMA E CONCENTRAÇÃO - Swami Sivananda


  • A prática da concentração e do pranayama estão muito relacionadas. Se praticas pranayama desenvolverás a concentração. Ao mesmo tempo, o controle natural da respiração se produz simultaneamente junto com a prática da concentração. O hatha yogue pratica pranayama e concentra sua mente, partindo assim do mais inferior. O raja yogue, pelo contrário, pratica a concentração e controla assim seu prana, ou energia. Ele começa, pois, a partir do mais elevado. Mas ambos se encontram ao final num ponto comum. Há diversas práticas, de acordo com as diferentes capacidades, gostos e temperamentos. A alguns é mais fácil começar pela prática do pranayama. A outros, a prática da concentração é mais fácil. Estes últimos já praticaram pranayama em seus nascimentos anteriores. Por isso tendem neste nascimento aos níveis superiores do yoga, como a concentração.

  • Os Vedantins concentram sua mente no Atman, os Hatha Yogues e os Raja Yogues concentram sua mente nos seis chakras. Os Bhaktas concentram sua mente em seu Ishta Devata (deidade preferida).


  • O celibato, o pranayama, a redução de desejos e atividades, a renúncia aos objetos, a solidão, o silêncio, a disciplina dos sentidos, a aniquilação da paixão e da avareza, o controle da ira, não se relacionar com pessoas indesejáveis, abandonar o hábito de ler notícias e ver filmes, todas estas coisas pavimentam um grande trecho no sentido do aumento do poder de concentração.

  • A prática da amizade com teus iguais, a compaixão com teus inferiores e pessoas aflitas, a complacência com teus superiores e pessoas virtuosas, e a indiferença com as pessoas malvadas, te produzirão alegria e serenidade.

  • Primeiro purifica tua mente através da prática de uma conduta reta, e depois dedica-te à prática da concentração. Alguns estudantes impacientes optam pela concentração, sem submeter-se a um treinamento ético preliminar. Este é um sério erro. Alguns ocultistas têm concentração, mas não bom caráter. Essa é a razão pela qual não podem conseguir nenhum progresso no caminho espiritual.

  • A concentração ajuda também uma pessoa em seu progresso material, já que será capaz de realizar qualquer trabalho com grande eficiência. O que outros fazem em seis horas, quem tem concentração pode fazer em meia hora. Quem pratica a concentração, tem uma visão mental muito clara. O que antes era difícil, se torna agora fácil.

  • A concentração desenvolve a força da vontade e a memória. Proporciona serenidade e calma mental, fortaleza interna, paciência, grande capacidade de trabalho, vivacidade, penetração mental, agilidade, capacidade de compreensão, olhos brilhantes, poder para influenciar e atrair as pessoas. Faz-te intrépido e desapegado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário