4.1.13

Teosofia: O DESPERTAR DA KUNDALINI


  • As três forças conhecidas que emanam do Logos (Divindade Solar) são:
    1 – Fohat: que aparece como eletricidade, calor, luz, movimento etc.
    2 – Prana: que aparece como vitalidade.
    3 – Kundalini: também conhecida como fogo serpentino.

  • Kundalini é chamada o 'Poder Ígneo' porque aparece como fogo líquido ao percorrer o corpo, seguindo, durante esse curso, uma linha em espiral, semelhante ao colear de uma serpente. Sua localização no corpo do homem está no chakra da base da espinha, e ali fica sem despertar durante toda sua vida. É muito melhor que ela permaneça adormecida até que o homem tenha tido um desenvolvimento moral definido, até que sua vontade seja forte o bastante para controlá-la, e seus pensamentos puros o bastante para capacitá-lo a suportar o despertar dela sem ser prejudicado.

  • Ninguém deve despertá-la sem instruções definidas dadas por um instrutor que entenda integralmente do assunto, porque os perigos relacionados a ela são muito reais e terrivelmente sérios. Alguns são puramente físicos, como intensa dor física, podendo dilacerar facilmente tecidos e mesmo destruir a vida física.

  • Um efeito muito comum do despertar prematuro da Kundalini é levá-la a fluir para baixo, no corpo, e não para cima, excitando assim as paixões mais indesejáveis, a tal ponto que se torna ao homem impossível de resistir-lhes. Tais homens se tornam sátiros, monstros de depravação, estando a força além do poder humano de resistência. Poderão tais homens ganhar certos poderes paranormais, mas serão poderes que os colocam em contato com uma ordem inferior de evolução, com a qual a humanidade não deve ter relacionamento. Escapar de tal cativeiro é coisa que pode exigir mais de uma encarnação.

  • Há uma escola de magia negra que usa, propositalmente, esse poder dessa forma, a fim de que através dele possam ser vivificados aqueles chakras inferiores, que jamais são usados pelos seguidores da Boa Lei.

  • O despertar prematuro da Kundalini tem outras desagradáveis possibilidades. Intensifica tudo na natureza do homem e alcança mais facilmente as qualidades más e inferiores do que as boas. No corpo mental a ambição é prontamente acordada e depressa estufa até um grau incrivelmente descomedido. Provavelmente levará com ela uma grande intensificação do intelecto, acompanhada de um orgulho anormal, satânico, tal como é inconcebível para o homem comum.

  • É dito no Hatha Yoga Pradipika: “Ela dá libertação aos iogues e servidão aos imprudentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário