26.1.13

OS CHAKRAS, SEGUNDO O TANTRA YOGA


  • Características dos chakras:
    1º chakra - muladhara – segurança e posses materiais
    2º chakra – svadishthana – sexualidade e família
    3º chakra – manipura – autoridade, nome e fama
    4º chakra – anahata – amor, fé e devoção
    5º chakra – vishuddha – conhecimento, arte, dom da palavra
    6º chakra – ajna – clarividência, intuição, poder espiritual
    7º chakra – sahasrara – união com a divindade

  • Zonas da consciência:
    1º e 2º chakras – subconsciente (id)
    3º, 4º e 5º chakras – consciente (ego)
    6º e 7º chakras – superconsciente (alter ego)

  • Elementos, sentidos e planos:
    1º chakra – terra – olfato – plano físico
    2º chakra – água – paladar – plano astral
    3º chakra – fogo – visão – plano mental inferior
    4ª chakra – ar – tato - anthakarana
    5º chakra – akasha – audição – plano mental superior
    6º chakra – mente individual – plano búdico
    7º chakra – mente universal – plano do Atman

  • Os principais nadis são três: ida, pingala e sushumna, que partem do muladhara, passam por todos os chakras e terminam no cérebro.
    IDA se origina no testículo esquerdo e termina na narina esquerda. Sua natureza é feminina, magnética, visual e emocional. Quando a respiração se realiza predominantemente através de IDA, ela acalma o corpo, favorece os estudos e a meditação, dá suavidade e descanso à mente.
    PINGALA se origina no testículo direito e termina na narina direita. Sua natureza é masculina, elétrica, verbal e racional. Este nadi torna o corpo físico mais dinâmico e eficiente, incita à ação, fornece vitalidade e poder masculino.
    SUSHUMNA é o nadi central da espinha dorsal, por onde ascende a Kundalini. Está inativo na grande maioria dos seres humanos.


chakra
forma
aspectos
cor
planeta
mantra
deidade
animal
muladhara
quadrado
alimento e abrigo
amarela
Marte
lang
Brahma
elefante
svadishthana
círculo
procriação
azul claro
Mercúrio
vang
Vishnu
crocodilo
manipura
triângulo
longevidade
dourada
Sol
rang
Rudra
carneiro
anahata
hexagrama
participação
verde
Vênus
yang
Ishana
gamo
vishuddha
crescente
conhecimento
púrpura
Júpiter
hang
Shiva
elefante
ajna
círculo
auto-realização
branco
Saturno
Om
Ardhanarishvara
-
sahasrara
círculo
união
dourada
Ketu
-
Guru
-



    • Comportamento do indivíduo influenciado por muladhara: tem os maxilares e os punhos enrijecidos, recusa-se a viver de acordo com as leis naturais que governam seu corpo, criando um karma ou obstáculo no mundo. A terra é vista como uma nova experiência; o indivíduo é autocentrado e altamente ligado em sua própria sobrevivência física. Tem comportamento violento baseado na insegurança, teme perder sua segurança básica. Dorme de dez a doze horas por dia; é dominado pela ilusão, ira, avidez, avareza e sensualidade.

    • Comportamento do indivíduo influenciado por svadishthana: dorme entre oito e dez horas por noite. Em vez de permanecer sozinho e na defensiva, como a pessoa do primeiro chakra, começa a se chegar para a família e amigos. Satisfeita a necessidade de alimento e proteção, começa a visualizar o ambiente ou circunstância que deseja. O desejo de sensações físicas e fantasias mentais pode se tornar um problema para a pessoa neste nível. Corpo e mente possuem limitações naturais, que devem ser respeitadas e compreendidas para haver equilíbrio e saúde.

    • Comportamento do indivíduo influenciado por manipura: sua energia motivadora o impele a desenvolver o ego, sua identidade no mundo. Lutará pelo poder pessoal e pelo reconhecimento, mesmo em detrimento da família e dos amigos. Dorme de seis a oito horas por noite. Encontra o equilíbrio no serviço abnegado, isto é, servir sem esperar recompensa.

    • Comportamento do indivíduo influenciado por anahata: está consciente de seu karma, de suas ações de vida. A fé é sua força motivadora, luta para conseguir o equilíbrio em todos os níveis. Dorme de quatro a seis horas por noite. Tem olhos sonhadores e às vezes anda sem rumo. Experimenta-se nesse nível a expiação de karmas negativos de vidas anteriores.

    • Comportamento do indivíduo influenciado por vishuddha: aprende a ser mestre de seu ser interior. Dorme de quatro a seis horas por noite. A natureza atraente do mundo e dos sentidos não é mais um problema. Buscará somente o conhecimento verdadeiro, além das limitações do tempo, das condições culturais e da hereditariedade. Deve precaver-se do intelecto negativo, que pode fazer uso insensato do conhecimento adquirido.

    • Comportamento do indivíduo influencido por ajna: é um yogue e mantém a respiração e a mente sob controle; tudo que deseja se realiza pela capacidade de induzir as visões do passado, presente e futuro. Possui o sentido da unidade com o cosmos e compreende que é um espírito imortal.

    • Comportamento do indivíduo influenciado por sahasrara: é um rishi, e vive além da compreensão humana. 


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário