- Os templos cristãos, bem como os templos vaishnavas (dedicados a Vishnu) na Índia, carregam em suas paredes uma influência claramente devocional, de tremenda intensidade. Diferente ainda em outro aspecto é a impressão produzida nos grandes templos dedicados a Shiva. É extraordinária a influência irradiada pelo Sanctus Sanctorum. Ali existe uma profunda sensação de temor reverencial, que impregna e colore a devoção do público que comparece ao culto.
- Completamente diversa é ainda a impressão que inspira um templo budista. De medo ali não existe o menor indício. Também a devoção é substituída em grande parte pela gratidão. A radiação predominante é sempre de alegria e amor – com total ausência de austeridade e tristeza.
- Outro contraste flagrante está representado pela mesquita muçulmana; aqui também existe uma espécie de devoção, mas é uma devoção caracterizadamente militante, e a impressão particular que deixa transparecer é a de uma ardente determinação.
- A sinagoga judaica não se parece com nenhum dos outros templos; apresenta, porém, um sentimento todo peculiar e dual: materialista por um lado, e por outro cheio de um ardente desejo pela volta às glórias do passado.
- Buddhagaya, onde o senhor Buddha recebeu o grau que lhe conferiu seu augusto título, está repassado de magnetismo, que à visão clarividente, é irradiante como o sol.
Buddha Gaya - A religião egípcia tem sido pouco praticada desde a era cristã; mas não há pessoa de sensibilidade que possa ficar entre as ruínas de um de seus templos sem ser intensamente influenciada pela corrente de seu pensamento. Para o estudante de religião comparada, que porventura seja sensitivo, não há experiência mais fascinante do que esta: banhar-se no magnetismo das velhas religiões do mundo, sentir-lhes a influência como seus devotos sentiram há milhares de anos, comparar as sensações de Tebas ou Luxor com as do Parthenon ou a dos belos templos gregos do Girgenti, ou as de Stonehenge, com as grandiosas ruínas de Yucatan.
Luxor
Ensinamentos dos grandes mestres do Yoga. A essência da vida espiritual. Técnicas de meditação e concentração. Histórias e incidentes da vida dos mestres.
19.12.12
A INFLUÊNCIA DAS VIBRAÇÕES DOS TEMPLOS - Leadbeater
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário