- O homem adiantado não hesita em dizer a verdade, ainda que seja desagradável, quando acha que assim deve fazer, porém fala como um irmão amoroso que não critica, querendo mostrar-se mais santo do que o outro, mas somente porque sente a dor do outro, vê seu erro e quer dar-lhe a mão para o ajudar. Ele está longe do desejo de ofender ou envergonhar o outro com suas expressões, longe de querer impor-se ou humilhar.
- O orgulho físico é sucedido pelo orgulho intelectual, orgulho em conhecimentos psíquicos, orgulho no desenvolvimento e crescimento espiritual, orgulho em conduta moral, castidade e caráter, orgulho que diz 'sou mais santo que tu' etc. De novo torna a molestar-nos o orgulho tentador.
- Assim como agora reconheceis o bruto e vos sentis envergonhado, anteriormente não sentíeis a sua presença, não notáveis a sua existência, porque vós mesmo éreis o bruto. É unicamente porque tentais divorciar-vos dele que vos sentis envergonhado de sua presença. Não podeis vê-lo enquanto não começais a ser diferente dele.
- Tudo que pensais que é superioridade, é apenas um pouco mais de idade (da alma), um pouco mais de experiência neste plano de existência. Vosso orgulho é o louco orgulho infantil da criança que está saindo da primeira classe para entrar na segunda, e olha soberbamente a um bando de pequeninos que estão entrando na classe que deixastes.
- Se alguma vez sentis que sois tentados a glorificar-vos, lembrai que, comparado com alguma das inteligências que, já há muito tempo, passaram pelo vosso presente estado de desenvolvimento, não sois mais do que a inteligência de um besouro, comparada com vossa própria.
- Estamos exatamente onde estamos porque esse é o melhor lugar para nós neste grau de nosso desenvolvimento, e não devemos passar esta vida somente em sonhos do futuro, porque temos trabalho a fazer, lições a aprender e nunca nos poderemos adiantar, se não tivermos cumprido os deveres de nosso presente grau.
- Nada de quanto tem corpo, nada de quanto não seja eterno, pode vir em teu auxílio.
- Pode ser que encontreis num livro uma só sentença que é conforme à vossa razão superior; aceitai-a e não vos inquieteis pelo resto. Não vos deixeis perturbar pelo aparente conflito dos ensinos que ouvis e ledes. Cada instrutor há de ensinar pelo método que lhe é próprio, e cada instrutor tocará em alguma coisa omitida pelos outros.
- Olhai ao vosso redor e vede o que as pessoas estão fazendo, o que estão dizendo, o que estão pensando; tudo isso é bom, em todas as suas fases, para os que estão nestes degraus de evolução. Vivei vossa vida, no vosso próprio plano de desenvolvimento, mas não menosprezeis os que ainda estão nos planos inferiores.
- Não tomeis as coisas demasiado a sério, não olheis com ar pedante o divertimento das crianças na escola de Deus.
- O homem adiantado no caminho espiritual se torna mais alegre e feliz. Coisas que inquietam seus vizinhos, parecem ter pouco efeito sobre ele. Muitas vezes parece não ter sentimento nem coração, e apesar disso está cheio de amor e afabilidade. Sua atitude mental está mudada, tem outro ponto de vista. O tempo tem para ele menos importância, porque possui a idéia de eternidade. O homem nestas condições faz melhor ficando quieto, ou o povo o considera como um excêntrico e diz que não está bem equilibrado.
- Colocai vosso corpo em posição frouxa e reclinada. Respirai ritmicamente e meditai sobre o Eu Real, pensando em vós mesmo como uma entidade independente do corpo, que lhe serve de morada e de que pode sair quando quiser. Usai o mantra EU SOU, repeti estas palavras muitas vezes. Este mantra, sendo claramente compreendido, produzirá no estudante um semblante quieto e simpático, e uma calma manifestação de poder, que será percebida por aqueles com quem entrar em contato.
- Em certa fase de sua evolução, o homem reconhece um misterioso algo que vem de uma parte mais elevada da mente e lhe dá o sentimento de vergonha, quando pratica atos egoístas, e o sentimento de paz e satisfação, quando faz certas coisas com relativo desinteresse.
- O homem adiantado encontra alívio em seu trabalho, quando se sente perturbado ou inquietado por alguma coisa. Acha que o trabalho lhe serve de poderoso auxílio para vencer as tentações da parte inferior de sua natureza e encarar os novos problemas que se apresentam continuamente.
- Vós não sois o Absoluto, a Mente Universal. Mas sois um átomo que contém um de seus raios; a Sua vida opera por meio de vós. Estais em contato com o Centro e o Centro é consciente de vós e de sua relação convosco. Sois apenas um átomo, porém necessário ao todo. Sois parte do Todo. Nada pode vos fazer mal ou destruir.
- Aquilo que conduz a alma para cima é JUSTO e BOM, e aquilo que retarda seu progresso ou a faz demorar-se demais num degrau inferior da jornada é INJUSTO e MAU, donde podemos deduzir que as regras de conduta e ética são todas relativas (uma vez que as almas se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento, e o que é bom para uma pode ser mau para outra, e vice-versa).

Nenhum comentário:
Postar um comentário