14.12.12

O YOGA NA VIDA DIÁRIA - Swami Sivananda


Felicidade dentro

Um grama de prazer se encontra misturado a quinze gramas de dor. Prazer que está misturado com dor e medo não é prazer em absoluto. Os sentidos e a mente o enganam a cada momento. Esteja alerta. Desperte. Abra seus olhos. Desenvolva a discriminação. Você não pode esperar felicidade de objetos perecíveis que estão condicionados no tempo, espaço e causação. A bem-aventurança eterna, infinita, independente só pode ser encontrada no Atman que está escondido em seu coração. Procure, entenda e realize o Atman.

Ira e desejo são os dois inimigos internos que impedem o desenvolvimento da devoção. Do desejo seguem os dez vícios: a caça, o jogo, dormir de dia, caluniar, andar em companhia de mulheres más, beber, cantar canções de amor, músicas vulgares, dançar e andar sem objetivo. A ira gera oito tipos de vícios: injustiça, imprudência, perseguição, inveja, tomar a propriedade dos outros, palavras ásperas e crueldade.

Subconsciente

Os processos mentais são limitados ao campo da consciência. O campo da subconsciência é muito maior. As mensagens, quando prontas, saem como um flash da mente subconsciente. Apenas dez por cento das atividades mentais vem ao campo da consciência. Sentamos e tentamos resolver um problema, e falhamos. Olhamos em volta, tentamos de novo e de novo, e falhamos. De repente uma ideia surge e leva à solução do problema. O processo subconsciente estava operando. 

Às vezes você vai dormir à noite com o pensamento “devo levantar muito cedo para pegar o trem.” Esta mensagem é tomada pela mente subconsciente e é esta que te desperta infalivelmente na hora exata. A mente subconsciente é sua companheira constante e amiga sincera. Você falha várias vezes à noite para ter a solução de uma questão de Aritmética ou Geometria. De manhã quando você acorda já tem a resposta clara. Esta resposta vem como um flash da mente subconsciente. 

Mesmo durante o sono ela trabalha sem descanso. Ela arranja, classifica, seleciona todos os fatos e trabalha para uma solução. Com a ajuda de sua mente subconsciente você pode mudar sua natureza viciosa cultivando qualidades saudáveis e virtuosas que são opostas às indesejáveis. Se você quer dominar o medo, negue mentalmente que você tem medo e concentre sua atenção sobre a qualidade oposta, o ideal de coragem. Quando esta se desenvolve, o medo se desvanece por si mesmo. 

O positivo sempre domina o negativo. Esta é uma lei infalível da natureza. Você pode conseguir um gosto por tarefas desagradáveis cultivando um desejo e gosto por elas. Você pode estabelecer novos hábitos, novos ideais, novas ideias e novos gostos e novo caráter na mente subconsciente, mudando os antigos. As funções de  Chitta (mente subconsciente) são atenção e investigação. Quando você repete um mantra é Chitta que faz Smarana (memória). Ela trabalha muito. Trabalha mais que a mente. Todas as ações, prazeres e experiências deixam suas impressões na mente subconsciente na forma de impressões sutis ou potências residuais. O yogi mergulha fundo e entra em contato direto com estes Samskaras (impressões sutis). Um Samskara de uma experiência é formado em Chitta no momento em que a mente experimenta algo.

A mente é uma coleção de desejos e idéias despertados pelo contato com os objetos. Estes desejos, idéias e sentimentos mudam constantemente. Alguns dos velhos desejos estão constantemente deixando o depósito da mente, e novos desejos estão substituindo-os. 

No estado desperto, o assento da mente é o cérebro, no sonho é o cerebelo; no sono profundo ela descansa no coração. Telepatia, leitura de pensamento, hipnotismo, cura à distância etc. provam que a mente existe e que uma mente mais desenvolvida pode influenciar e subjugar as menos desenvolvidas. 

A mente subconsciente opera 24 horas por dia. Se uma idéia é plantada na mente, ela cresce à noite através do trabalho da mente subconsciente. Os que sabem manipular a mente subconsciente podem realizar tremendo trabalho mental. Todos os gênios tem controle sobre a mente subconsciente.

Meditação

Tenha a imagem mental ‘Om Coragem, Om Compaixão.’ Repita esta fórmula várias vezes diariamente. Tome uma fórmula todo mês.



Fórmula vedântica

 - Nada pertence a mim (Sempre que alguém morrer em sua casa, sempre que perder algo, repita esta fórmula várias vezes diariamente. Você terá paz mental)

- Eu não sou o corpo. Eu não sou a mente. Eu não sou o prana. Eu não sou os sentidos. Sou o Atman imortal.

Soham Dhyana

Soham significa ‘eu sou ele’. Repita ‘so’ ao inalar e ‘ham’ ao exalar.

A guerra torna um homem destemido. Destemor é uma grande qualificação para um aspirante espiritual. A guerra cria compaixão, generosidade e amor cósmico nos corações das pessoas ricas que são miseráveis; e os força a doar às viúvas, órfãos e feridos. O mundo ou a sociedade deve se desenvolver através do mal.

Mude o ângulo de visão

Para um cientista uma mulher é uma massa de elétrons. Para um filósofo, ela é um conglomerado de átomos. Para um tigre ela é uma presa. Para o marido apaixonado ela é um objeto de prazer. Para uma criança que chora ela é uma mãe afetuosa, que lhe dará leite, doce e outros confortos. Para uma irmã ou cunhada invejosa ela é um inimigo. Para um yogi ela é uma combinação de carne, osso, urina, matéria fecal, pelos, pus, suor, sangue, fleuma etc. Para um sábio ela é Sat-Chit-Ananda Atman.

Guia aos Sadhakas

1. Reduza suas necessidades ao mínimo.
2. Adapte-se às circunstâncias.
3. Nunca se apegue a algo ou alguém.
4. Partilhe o que você tem com os outros.
5. Esteja sempre pronto para servir.
6. Fale palavras doces e medidas.
7. Tenha grande paciência e perseverança.
8. Nunca deixe a prática espiritual nem por um dia.
9. Nunca deixe algo para amanhã que possa fazer hoje.
10. Não faça ostentação de suas habilidades. Seja simples e humilde.
11. Seja sempre animado. Abandone as preocupações.
12. Seja indiferente às coisas que não lhe dizem respeito.
13. Abandone a ganância, inveja e o desejo de acumular.
14. Controle suas emoções pela discriminação e desapego.
15. Sempre cultive o equilíbrio mental.
16. Pense duas vezes antes de falar e três vezes antes de agir.
17. Abandone a calúnia, a crítica e o achar faltas nos outros.
18. Encontre suas próprias faltas e fraquezas. Veja apenas o bem nos outros.
19. Perdoe e esqueça o mal feito pelos outros. Faça o bem aos que te odeiam.
20. Evite o desejo, a ira, o egoísmo, o apego como uma cobra venenosa.
21. Esteja preparado para suportar qualquer sofrimento.
22. Trate o prazer sensual como veneno, comida vomitada ou urina. Ele não pode satisfazer você.
23. Preserve seu sêmen muito cuidadosamente. Durma sempre sozinho.
24. Encare os obstáculos com calma e coragem.
25. Não se preocupe com as críticas, não ouça as lisonjas.
26. Admita suas falhas abertamente.
27. Cuide de sua saúde com asanas e exercícios.
28. Seja sempre ativo e ágil.
29. Desenvolva seu coração com a caridade. Dê mais do que esperam de você. Gaste um décimo de seus ganhos em caridade. A caridade purifica o coração.
30. Os desejos multiplicam a infelicidade. Desenvolva o contentamento.
31. Mantenha os pensamentos puros e sublimes.
32. Não se descontrole quando alguém o insulta ou censura. É um mero jogo de palavras e uma variedade de som.
33. Tenha um objetivo definido em sua vida e aja com cuidado.
34. Tenha íntima ligação com Deus. Misture-se pouco com os outros.
35. Seja moderado em tudo. Os extremos são sempre perigosos.

MANTRA YOGA SADHANA

Cada mantra tem um Rishi que o deu ao mundo; um Mantra, um Devata, o Bija ou semente que lhe dá poder especial, a Sakti  e o Kilakam ou o pilar. Um Mantra é a Divindade. O Mantra e seu Devata governante são um. O próprio Mantra é o Devata. O Mantra é poder divino, manifestando-se num corpo saudável. Pela constante repetição do Mantra o praticante adquire as virtudes e o poder da Deidade (devata) que o preside. 

A repetição do Surya Mantra traz saúde, vida longa, vigor, vitalidade e brilho. Ele remove toda doença do corpo e dos olhos. Nenhum inimigo pode lhe fazer mal. Os Mantras são uma forma de louvor e apelo às deidades, suplicando ajuda e misericórdia. Alguns Mantras controlam e comandam os espíritos maus. As vibrações rítmicas do som geram a forma da figura particular da deidade.

A repetição de Sarasvati Mantra - OM Sarasvatyai Namah – outorgará a você sabedoria e inteligência. Terá inspiração e comporá poemas. A repetição de ‘Om Sri Mahalakshmyai Namah’ (mantra de Lakshmi) outorgará riqueza e removerá a pobreza. Ganesha Mantra removerá qualquer obstáculo em qualquer empreendimento.

 Maha Mrityunjaya Mantra removerá acidentes, doenças incuráveis e dará vida longa e imortalidade. É um mantra de liberação também. Repetição de Subramanya Mantra ‘Om Saravanabhavaya Namah’ lhe dará sucesso em qualquer empresa e o fará glorioso. Afastará más influências e maus espíritos. 

Repetição de  Sri Hanuman Mantra, ‘Om Hanumanthaya Namah’ (ou Om Hanumatê Namah)  dará vitória e força. Repetição de Gayatri ou Pranava, ‘Om Namah Sivaya’, ‘Om Namo Narayanaya’, ‘Om Namo Bhagavate Vasudevaya’, com fé e devoção lhe conferirá o Mantra Siddhi (poder do mantra).

 ‘Om’, ‘Soham’, ‘Sivoham’, ‘Aham Brahmasmi’ são Mantras de liberação. Eles lhe ajudarão a obter autorrealização. ‘Om Sri Ramaya Namah’, ‘Om Namô Bhagavatê Vasudevaya’ são Saguna Mantras que o capacitarão a obter a realização  Saguna (com forma) primeiro e depois a realização Nirguna (sem forma) no fim. 

Os mantras preenchem as células com energia divina. Eles destroem os micróbios e vivificam as células. Ore ao seu Ishta Devata e comece a fazer Japa de um mantra particular, se você achar difícil conseguir um Guru.

BRAHMACHARYA: Preserve a força vital muito, muito cuidadosamente. Ela é Deus em movimento. Ela é poder, é dinheiro, é a essência da vida, pensamento e inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário