- Quando nos aproximamos de um sábio, sentimos uma calma maravilhosa; mas na companhia de uma pessoa má e egoísta, nos sentimos mal. Isto porque vibrações de calma e de paz emanam da aura do sábio, enquanto da aura do egoísta e do mau sujeito emanam vibrações de pensamentos vis e egoístas.
- Nem mesmo um quarto de nossos pensamentos são puramente nossos, mas sim captados da atmosfera. Por isso devemos pronunciar mentalmente o nome de Deus (mantra). Isso nos protegerá contra as más influências.
- Sua força física, sua força mental, seu sucesso na vida e o prazer que sua companhia dá a outros – tudo depende da natureza e qualidade de seus pensamentos.
- Se você mandar um pensamento de amor e auxílio para outra pessoa, este sairá de seu cérebro, irá diretamente até a pessoa e lhe estimulará um pensamento semelhante na mente, depois voltará a você com força redobrada. Se enviar um pensamento de ódio, este prejudicará não só a pessoa como também a você, pois voltará para si com força redobrada.
- Se você cultivar pensamentos vigorosos, seu corpo também será vigoroso. Pensamentos de amor, de paz, de contentamento, de pureza, de perfeição, de Divindade farão você e outros à sua volta perfeitos e divinos.
- Aqueles que possuem algum controle sobre seus pensamentos e suas palavras terão um rosto calmo, sereno, belo e encantador, uma voz doce e seus olhos serão brilhantes e límpidos.
- Um homem semeia um pensamento e colhe uma ação. Semeia uma ação e colhe um hábito. Semeia um hábito e colhe um caráter. Semeia um caráter e colhe um destino.
- Pessoas ignorantes dizem: “O carma faz tudo. Tudo é destino. Se fui destinado pelo meu carma a ser assim, por que me esforçar?” Isso é fatalismo. Traz como consequência a miséria, a estagnação e a inércia. Mude seu destino com novos pensamentos positivos, você é dotado de livre arbítrio.
- A paixão, o ódio, a inveja, a ansiedade, a raiva, destroem as células do corpo e produzem moléstias do coração, do fígado, dos rins, do pâncreas e do estômago.
- Não perca nenhuma oportunidade. Cada oportunidade é dada para sua elevação e desenvolvimento. Se encontrar um homem doente deitado na estrada, leve-o ao hospital. Cuide dele. Dê-lhe leite quente ou chá. Procure sentir nele a Divindade que tudo permeia.
- Não reclame de ambientes desfavoráveis. Crie seu próprio mundo e ambientes mentais. O homem que tenta se desenvolver em ambientes adversos será um homem muito forte. Nada o abalará. Terá nervos fortes.
- Se cultivar a atenção terá boa concentração. A mente serena está preparada para a concentração. Celibato, pranayama, diminuição de desejos e de atividades, distanciamento das paixões, silêncio, solidão, disciplina dos sentidos, Japa, controle da ira, deixar de ler romances, jornais e de ir ao cinema, tudo isso auxilia a concentração.
- Exercícios exagerados, muita conversa, comer demais, estar em companhia de pessoas fúteis, andar demais, muita atividade sexual, são obstáculos para a concentração.
- Repita mentalmente e com grande força: “Minha vontade é forte, pura e irresistível. OM, OM, OM. Com minha vontade posso fazer tudo. OM, OM, OM. Possuo uma vontade invencível. OM, OM, OM.” A vontade se torna impura e fraca através de paixões vulgares, de amor pelos prazeres e de desejos. Neste mundo nada é impossível para um homem de verdadeira força de vontade.
- Estado mental tranquilo, equilíbrio, alegria, força interior, capacidade de fazer trabalhos difíceis, poder de influenciar outras pessoas, uma personalidade magnética e dinâmica, aura magnética no rosto, olhos brilhantes, olhar firme, voz possante, atitude magnânima, temperamento forte, coragem etc., são alguns dos sinais ou sintomas que indicam que a vontade do indivíduo está crescendo.
- São necessárias inúmeras reencarnações para uma real evolução da mente. Só então ela pode pensar profunda e corretamente.
- Cante; muitas vezes o canto pode mudar rapidamente seu estado de ânimo. Cantar é muito benéfico para espantar a tristeza. Cante OM uma porção de vezes e em voz alta. Dê uma corrida ao ar livre. A depressão desaparecerá rapidamente.
- Afaste o negativo substituindo pelo positivo. Quando ficar com raiva, pense em amor. Se tiver pensamentos de inveja, pense nas vantagens da caridade e da magnanimidade. Se tem pensamentos deprimentes, lembre-se de alguma frase ou livro que o inspirou. Se sentir dureza no coração, pense em misericórdia. Se surgirem pensamentos de luxúria, pense nas vantagens do celibato. Na desonestidade, pense nas vantagens da honestidade. Na avareza, pense em generosidade e em pessoas generosas. Se houver orgulho, pense em humildade. Quando há hipocrisia, pense na franqueza. Se houver timidez, pense em coragem, e assim por diante.
- Faça pranayama, cante, ore, estude bons livros, pratique boas ações, repita “OM Alegria” e dominará os pensamentos negativos e fúteis.
- Não tente afastar os maus pensamentos. Quanto mais você tentar, mais eles ganharão força. Torne-se indiferente, encha a mente de pensamentos divinos. Os outros desaparecerão paulatinamente.
- Todo o universo pulsa com a vida divina. Sorria com as flores e a grama verde. Sorria com os arbustos, com as plantas. Crie amizade com todos os vizinhos, os cachorros, os gatos, as vacas, os seres humanos, as árvores, com todas as criações da natureza. Terá assim uma vida perfeita e rica.
- Silencie os pensamentos que fervilham. Acalme as emoções que surgem. No começo concentre a mente numa forma concreta, numa flor, na forma do senhor Buda, em qualquer imagem de sonho, na luz do coração, no retrato de qualquer santo ou de qualquer avatar.
- A natureza da mente é tal, que ela se transforma naquilo em que pensa intensamente. Assim, se pensar nos vícios e defeitos de outra pessoa, sua mente se encherá desses vícios e defeitos, pelo menos por algum tempo. Aquele que conhece esta lei psicológica, nunca censura ou acusa alguém, mas procura sempre ver o lado bom das pessoas.
- Suas experiências atuais são o resultado de pensamentos, sentimentos e ações durante um número incalculável de vidas passadas. Não será fácil modificá-las sem um longo processo e prática de pensar.
- Sua mente é onipotente. É capaz de realizar tudo. Aquilo que você imagina aparecerá no futuro. Todos os pensamentos intensos da mente se materializam; mais cedo ou mais tarde, nesta ou em outras vidas, todos os seus pensamentos se concretizarão. Portanto, use de grande discernimento.
- Cada pessoa tem um pano de fundo mental diferente. Os indivíduos variam em sua capacidade mental e intelectual e na força física e mental para realizar coisas. Portanto cada um precisa ter um ideal que se adapte ao seu próprio temperamento e capacidade e deve ir em busca dele com grande entusiasmo e atuação dinâmica. O ideal de uma pessoa não convém a outra. Se alguém corre atrás de um ideal que não pode atingir, ficará decepcionado e deixará de se esforçar. Cada um deve tentar o máximo para realizar seu próprio ideal. Você mesmo poderá determinar um ideal que esteja de acordo com seu nível.
Ensinamentos dos grandes mestres do Yoga. A essência da vida espiritual. Técnicas de meditação e concentração. Histórias e incidentes da vida dos mestres.
17.12.12
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO - Swami Sivananda
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário