- Não deve haver tensão no cérebro durante a concentração. Você não deve lutar ou disputar com a mente.
- O celibato, o pranayama, a limitação de desejos e atividades, a renúncia aos espetáculos sensuais, a solidão, o silêncio, a disciplina dos sentidos; o aniquilamento do desejo sexual, da cobiça, da raiva; o não envolvimento com pessoas indesejáveis, a desistência da leitura de jornais e de idas ao cinema; tudo isso aumenta o poder de concentração.

- Formas concretas para concentração: um ponto preto na parede, a chama de uma vela, uma estrela brilhante, a lua, a imagem de OM, o senhor Siva ou outra divindade.
- Formas sutis: um chakra como muladhara, anahata ou ajna; uma qualidade divina como o amor, a misericórdia, a paz, a beleza etc.
- Bhaktas (devotos) devem se concentrar no coração (anáhata). Os yoguins (raja yoga) ou vedantas (jnana yoga) devem se concentrar no ajna chakra (entre as sobrancelhas). Persevere sempre no mesmo centro de concentração.

- Na concentração profunda, todo o prana se concentra na cabeça.
- Para ter serenidade e destruir o rancor, o ciúme e a antipatia, tenha amizade com pessoas afins, compaixão pelas pessoas infelizes, complacência com pessoas virtuosas e indiferença com pessoas pecadoras.
- Repita constantemente a fórmula: “Somente a Mente Universal é real. O mundo é irreal. A alma é idêntica à Mente Universal.” Você ganhará imensa força e paz de espírito, através da repetição.
- Não lute com a mente durante a meditação. Mantenha-a calma e tranquila. Permita que ela flua. Vagarosamente, traga-a de volta para seu centro de concentração. Pela prática constante, ela se focalizará no coração.
- Se tiver dor de cabeça ao se concentrar nos centros cerebrais, desista de vez da prática. Concentre-se no coração.
- Se um método falhar, você deve se valer de outro. (vichara, shambhavi mudra, pranayama, japa etc.)

- Aquele que sempre quer novidades não está pronto para o yoga. Prenda-se a um mestre, um método, um sistema de yoga.
- Concentre sua mente no trabalho que tem em mãos, mesmo que seja o pequeno trabalho de descascar uma fruta. Nunca faça nada ao acaso.
- Quem não se dedicou à prática espiritual em vidas passadas evolui penosamente. O desenvolvimento é penoso e a intuição é lenta.
- Sente-se numa âsana confortável. Pratique yoni mudra fechando os ouvidos com os polegares. Ouça o som interno através do ouvido direito. O som que você ouvir o tornará insensível para os outros sons externos.

- Os iguais se atraem. Essa é a grande lei. Mantenha bons pensamentos. Faça a meditação. Você atrairá sadhus, yoguins e siddhas. Você será beneficiado com suas vibrações. Sua nova vibração espiritual os atrairá.
- Quando o corpo for leve e saudável, e a mente sem desejos; quando a cor brilhar, a voz for doce e o odor corporal agradável; quando houver poucos excrementos, diz-se que a primeira etapa da concentração foi conquistada.
- Alguns gostam de se concentrar com olhos abertos, ao passo que outros preferem fechá-los, enquanto que alguns outros os mantêm semiabertos. Use seu bom senso e adote o tipo que lhe sirva melhor.
- A meditação pode ser saguna (com qualidades) ou nirguna (sem qualidades). Meditação saguna é meditação nos senhores Krishna, Siva, Rama, Jesus, ou em Devi. É uma meditação com formas e qualidades. O nome do senhor é repetido. A meditação no Eu Supremo é nirguna. Esse é o método dos vedantinos. A meditação sobre OM, Soham (eu sou Ele), Sivoham (eu sou Siva), Aham Brahma Asmi (eu sou Brahma) e Tat Twam Asi (tu és Isso) é meditação nirguna.

- Para alguns a prática do pranayama será fácil, para começar; para outros, a prática da concentração será mais fácil. Os segundos já praticaram pranayama em suas encarnações anteriores. Por isso, neste nascimento, tentarão o ramo seguinte do yoga, isto é, a concentração.
- Se você se esforçar demais na meditação e for além de sua capacidade, sobrevirão a preguiça e a indolência. A meditação deve vir naturalmente, como resultado da serenidade da mente.
- Sente-se numa âsana confortável. Observe o fluxo da respiração. Você ouvirá o som SOHAM, SO durante a inalação e HAM durante a exalação. SOHAM significa “EU SOU ELE”. Faça isto por 15 minutos, sem forçar a respiração, apenas observando.
- SOHAM é o maior de todos os mantras. Significa 'eu sou Ele' ou 'Ele é eu', 'eu sou Brahman'. SAH significa ELE. AHAM significa EU. Não existe esforço na realização do japa (repetição) deste mantra. Se você se concentrar simplesmente na respiração, se apenas observá-la, isso é mais que suficiente.

- Quando você inspira, é produzido o som SO. Ao exalar se produz HAM. A alma está repetindo esse mantra 21.100 vezes durante o dia. Mesmo durante o sono, essa repetição continua automaticamente.
- A pessoa não conseguirá evoluir, se trocar frequentemente o método de sua meditação. Atenha-se a um guru e às suas instruções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário