23.12.12

PRANAYAMAS FÁCEIS E CONFORTÁVEIS - Swami Sivananda


  • Inale lentamente e sem interrupção, com a mente concentrada; retenha essa inalação por tanto tempo quanto puder sem desconforto. Não retenha a respiração. Então exale lentamente. Não deve haver esforço algum em nenhum dos estágios deste pranayama.

  • Feche os olhos. Feche a narina direita e inale suavemente pela esquerda sem desconforto; então, sem reter o ar, exale vagarosamente pela narina direita. Em seguida, inale pela direita e exale pela esquerda vagarosamente. Isto perfaz um ciclo. Pode-se praticar de 5 a 10 ciclos.

  • Deite-se de costas sobre um cobertor, relaxadamente. Mantenha as mãos no chão, ao lado do corpo, e as pernas estendidas. Os calcanhares juntos. Aspire o ar lentamente, sem fazer nenhum ruído, pelo tempo que for possível sem desconforto. Então exale bem lentamente. Pratique 12 vezes.
  • benefícios do pranayama:
    voz potente, doce e melodiosa
    leveza do corpo e brilho da pele
    esbeltez e ausência de fadiga corporal
    bom apetite e boa digestão
    entusiasmo, coragem, força e vigor
    alta vitalidade e aparência agradável

  • Não se deve praticar pranayama logo após as refeições, nem quando se está com muita fome ou muito cansado. O lugar da prática deve ser solitário, arejado e silencioso, se possível. A coluna deve ser mantida ereta, perfazendo uma linha reta desde o alto da cabeça até a base da coluna. Os melhores horários para a prática são ao amanhecer, meio-dia, ao anoitecer e meia-noite, mas a qualquer momento que se sentir necessidade de acalmar a mente o pranayama deve ser praticado.

  • Alimentos proibidos ao praticante: pratos muito condimentados, carne, peixe, pimentas, excesso de sal, alho, cebola, vinagre, álcool, alimentos velhos, frutas verdes ou muito maduras.




  • Comportamentos proibidos ao praticante: falar mentiras, ser desonesto, roubar, matar animais, dizer palavras ásperas, violência de todo tipo (em pensamento, palavras ou ação), ódio ou inimizade com qualquer pessoa, brigas, discussões, orgulho, simulação, intrigas, bisbilhotices, perversidades, comer demais ou de menos, trabalhar demais ou de menos.
________________________________

Aviso de Swami Shivapadananda

Algumas pessoas ficam agitadas quando seu sistema esquenta por fazer muito pranayama. Então elas começam a fazer ainda mais pranayama para remover o calor. Elas pensam que é como homeopatia – toda a doença está saindo do corpo. Então elas fazem mais pranayama e ficam ainda mais quentes. E em pouco tempo se queimam.
Elas podem pensar que isto não é importante ou não é perigoso. É muito perigoso. É como mexer com eletricidade sem compreensão correta, você pode levar um tremendo choque. Se você destruir seus nervos, isso pode arruinar toda sua vida. Você pode destruí-los com pranayama, se não tiver cuidado. Meu guru certa vez avisou as pessoas para que não usassem drogas para se divertirem pela mesma razão. É como colocar uma alta voltagem (1.000 volts) através de fios sem capacidade para carregar esta força (110 volts): eles vão ser queimados.
É por isso que muitos sádhakas (espirantes espirituais) danificam ou queimam seu sistema nervoso e sua saúde. Eles pensam: “Oh espiritualidade e sádhana são coisas maravilhosas!”, e ficam mentalmente doentes. Por que? Porque juntamente com suas práticas, você deve observar como o corpo está reagindo a elas. Quando o corpo reage excessivamente, então vá mais devagar. Depois que o corpo e os nervos se fortalecerem, então continue (isto é, deve-se dar descanso de um ou mais dias aos nervos, e só continuar quando recuperarem seu equilíbrio e frescor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário